sexta-feira, 11 de junho de 2010

África do Sul e México ficam no empate

Finalmente começou. Nesta sexta-feira, no estádio Soccer City, em Joanesburgo, pela primeira rodada do grupo A, África do Sul e México empataram em 1 a 1 na partida inaugural da Copa do Mundo. Ao som incessante das vuvuzelas, as duas equipes fizeram um jogo bem movimentado.

Os mexicanos começaram melhor, e apesar da escalação apontar um 4-3-3, na prática eles iniciaram em um 3-4-3. No primeiro lance de perigo da partida, aos dois minutos, Paul Aguilar foi à linha de fundo e cruzou. O goleiro Itumeleng Khune deu rebote e Giovani dos Santos dividiu com o jogador.

Pela direita o México criava as melhores oportunidades, enquanto os sul-africanos sofriam para conseguir sair da defesa. Aos 14 minutos, após outra boa jogada de Aguilar, os mexicanos conquistaram o escanteio. Na cobrança de Giovani dos Santos, o centroavante Guillermo Franco subiu livre, mas cabeceou longe.

O primeiro chute ao gol da África do Sul só aconteceu aos 18 minutos, em uma cobrança de falta de Steven Pienaar. Na sequência, porém, mais uma vez Giovani dos Santos abafou o som das vuvuzelas. No contra-ataque, ele chutou com perigo, por cima do gol sul-africano.

Aos 31 minutos, Guillermo Franco saiu na cara do gol. Após lançamento de Carlos Vela, no centro da área, o centroavante tocou fraco e Khune conseguiu fazer a defesa. Poucos segundos depois, a defesa sul-africana saiu tocando errado e Vela desperdiçou uma boa jogada, mais uma vez pela direita.

Impressionantemente, aos 38 minutos, mais uma vez os zagueiros dos donos da casa erraram a saída de bola. Após outro escanteio, Gerardo Torrado cobrou, Franco desviou de cabeça e Vela abriu o placar. Só que, completamente impedido, teve o gol anulado.

Só aos 41 minutos, finalmente, a África do Sul conseguiu chegar na área mexicana tocando a bola, mas sem criar uma chance de gol. Na sequência, outra boa jogada: Siphiwe Tshabalala cruzou da esquerda e Katlego Mphela, no meio da área, por pouco não alcançou a bola.

Após o intervalo, os Bafana Bafana voltaram melhores, tanto que logo aos dois minutos criaram uma boa oportunidade, após um cruzamento da esquerda, Teko Modise dividiu com o zagueiro, mas a bola saiu pela lateral.

O primeiro gol da Copa do Mundo não demorou para sair. Aos dez minutos, Tshabalala recebeu grande lançamento de Kagisho Dikgacoi. O meia avançou pela esquerda e chutou cruzado, no ângulo do indeciso Oscar Pérez, para marcar um golaço.

A África do Sul seguia melhor na partida, e aos 20 minutos quase ampliou a vantagem. No contra-ataque, Mphela chutou da entrada da área, a bola desviou na zaga e sobrou para Modise, livre, cara a cara com Pérez, tocar de primeira para fora. Quatro minutos depois, o mesmo Modise teve outra boa chance na área e o goleiro mexicano se deu melhor novamente.

A partir da metade da segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado. Os mexicanos voltaram a ter mais posse de bola, como no início do jogo, enquanto os sul-africanos naturalmente recuaram. Com isso, aos 34 minutos, Andrés Guardado levantou a bola na área, a defesa saiu, mas Aaron Mokoena ficou no centro, dando condição a três mexicanos. Rafa Márquez, livre, dominou e chutou na saída de Khune.

Depois do empate, nenhuma das duas equipes se lançou ao ataque. O medo de tomar o segundo era maior do que a vontade de sair de campo com a vitória. Mesmo assim, aos 44 minutos, em um rápido contra ataque, Mphela mandou a bola no pé da trave.

No final, um resultado justo pelo que os dois times produziram ao longo de todo jogo.

Ficha técnica

África do Sul 1x1 México

Local: Estádio Soccer City, Joanesburgo
Data: 11/06, sexta-feira
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Público: 84.490 pessoas
Gols: Tshabalala aos 10’/2T (África do Sul); Rafa Márquez aos 34’/2T (México)
Cartões amarelos: Dikgacoi e Masilela (África do Sul); Juárez e Torrado (México)

África do Sul
16-Itumeleng Khune, 2-Siboniso Gaxa, 20-Bongani Khumalo, 4-Aaron Mokoena e 15-Lucas Thwala (3-Tsepo Masilela no intervalo); 12-Reneilwe Letsholonyane, 13-Kagisho Dikgacoi, 8-Siphiwe Tshabalala, 10-Steven Pienaar (17-Bernard Parker aos 38’/2T) e 11-Teko Modise; 9-Katlego Mphela. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

México
1-Oscar Pérez, 12-Paul Aguilar (18-Andrés Guardado aos 10’/2T), 5-Ricardo Osorio, 2-Francisco Rodríguez e 3-Carlos Salcido; 4-Rafa Márquez, 6-Gerardo Torrado e 16-Efrain Juárez; 17-Giovani dos Santos, 11-Carlos Vela (10-Cuauhtémoc Blanco aos 24’/2T) e 9-Guillermo Franco (14-Javier Hernández aos 28’/2T). Técnico: Javier Aguirre.
Trivela

4 comentários:

  1. Oxii! Amigo, seu blog ficou ótimo com esse novo template. Meus parabéns, Roberto!


    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nota 10 para o novo visú!

    Verdade 1 x 1...Agora vamos torcer por pelo menos 1 x 0 pro Uy...

    Daaaaale...Daaaale celeste!

    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Anita torcí muito pela celeste olímpica, seleção pela qual sempre me despertou admiração, mais ficamos no 0x0.
    Bjssssss

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre