quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Com segurança, Portugal está no Mundial

Portugal conseguiu. Após uma campanha cheia de irregularidades, o time superou a ausência de Cristiano Ronaldo na repescagem, surpreendeu pela segurança em Zenica, na Bósnia, e ampliou sua vantagem. Com gol de Raul Meireles, a equipe comandada por Carlos Queiroz fez 1 a 0, e garantiu a ida ao seu terceiro Mundial consecutivo - o quinto de sua história.
No início do jogo, Portugal foi o primeiro time a chegar perto do gol. Aos quatro minutos, em escanteio pela direita, Simão cobrou fechado, e Tiago desviou de cabeça, na primeira trave. Porém, Kenan Hasagic defendeu firmemente a bola.
O time da casa respondeu logo depois, no gramado enlameado do Bilino Polje, em Zenica. Aos 6, Vedad Ibisevic dominou a bola, pelo lado esquerdo, e chegou à grande área para fazer o cruzamento, mas, ao tocar para trás, teve o passe interceptado por Pepe. Por sinal, o zagueiro luso foi o protagonista da chance seguinte dos Tugas: aos 13, tentou o arremate ao gol, mas a bola passou por cima.
Todavia, mesmo sem exercer pleno domínio, o time treinado por Miroslav Blazevic apareceu mais no ataque, desde então. Aos 16, em cruzamento pela direita, Zlatan Bajramovic colocou a bola na cabeça de Edin Dzeko, que cabeceou sobre as traves de Eduardo, em mais uma jogada perigosa dos bósnios. A ligeira pressão
continuou três minutos depois. Ibisevic novamente arriscou um chute, desta vez da meia-lua, mas Eduardo encaixou sem problemas.
Todavia, a melhor chance da etapa inicial surgiu da equipe lusa, aos 24 minutos. Em bonita troca de passes após lançamento de Liedson, Tiago recebeu a bola de Raúl Meireles e devolveu ao defensor, que entrou pela grande área e bateu, para boa defesa de Hasagic. A Bósnia respondeu aos 35, quando Dzeko passou a Ibisevic, que chutou de pé direito, de média distância, mandando a bola pouco acima do gol, em nova boa chance bósnia.
Na volta para o segundo tempo, Miroslav Blazevic tentou fortalecer a armação, colocando Zlatan Muslimovic na vaga de Haris Medunjanin, que substituiu, a princípio, o lesionado Zvjezdan Misimovic. E, no primeiro minuto, a equipe da casa quase chegou ao gol, mas Dzeko, que recebera passe de Muslimovic, estava impedido. Logo depois, Portugal teve nova chance para marcar, com Nani driblando dois defensores e chutando quase na pequena área, para Hasagic rebater.
Aos cinco, nova chance bósnia, quando Miralem Pjanic bateu cruzado e rasteiro de média distância, mandando a bola para fora. Mas, cinco minutos depois, os Tugas aproveitaram mais um contra-ataque rápido para fazer o primeiro gol. Nani roubou a bola pela esquerda e tabelou com Liedson. Próximo à área, o atacante do Manchester United passou para Raúl Meireles. E, dessa vez, livre na área, o defensor não perdeu a chance, tocando na saída de Hasagic e colocando Portugal perto da Copa.
O gol amenizou a pressão sobre Portugal, que ampliou seu domínio em campo e logo criou mais chances. Como aos 15 minutos, quando Simão veio pela esquerda e mandou chute nas mãos de Hasagic. Aos 26, Raul Meireles criou ótima chance de marcar pela segunda vez no jogo, ao chutar ao lado da meta bósnia.
Os donos da casa, por sua vez, tentaram reagir. Aos 29 minutos, Pjanic executou cobrança de falta com força, e Eduardo teve de desviar para escanteio. Mas tudo ficou mais difícil com a expulsão de Sejad Salihovic, dois minutos depois, por indisciplina. Desde então, a torcida causou mais dificuldades, atirando objetos no gramado e exigindo que o árbitro italiano Roberto Rosetti paralisasse a partida, por alguns minutos.
Na volta, a Bósnia só criou mais uma chance, com chute enviesado de Dzeko que foi para fora, aos 36 minutos. E Portugal pôde comemorar a ida ao Mundial.
www.trivela.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre