quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atlético de Madrid conquista a Liga Europa com gols de de Falcão Garcia e Diego


Sob o comando do atacante colombiano Falcao Garcia, que marcou dois gols, o Atlético de Madrid conquistou nesta quarta-feira o título da Liga Europa.  Numa final espanhola, a equipe derrotou o Athletic Bilbao por 3 a 0, no Estádio Nacional de Bucareste, na Romênia, e foi campeã da competição pela segunda vez em sua história, repetindo o feito de 2010. O outro gol do time madrilenho foi do brasileiro Diego.

O título coroa uma campanha incrível do Atlético de Madrid na Liga Europa. Com o resultado desta quarta-feira, somou a sua 12ª vitória consecutiva na competição. Contando as fases preliminares, teve apenas uma derrota e um empate em 19 jogos. Conseguiu tudo isso mesmo mudando de técnico no meio do caminho, com a chegada do argentino Diego Simeone em janeiro.

Simeone foi fundamental para arrumar o Atlético de Madrid, que vinha fazendo campanha irregular na primeira metade da temporada. Mas o grande responsável pela conquista foi mesmo Falcao Garcia. Ele fez dois golaços na final, chegou a 12 na artilharia do torneio e ganhou seu segundo título consecutivo da Liga Europa, repetindo o feito do ano passado com o Porto, de Portugal.

O outro destaque do time, que também balançou as redes em Bucareste, foi o meia Diego, ex-Santos. Ele teve papel importante na campanha. Além dele, mais três jogadores do Brasil fazem parte do time espanhol que se consagra: o zagueiro Miranda, o lateral-esquerdo Filipe Luis e o volante Paulo Assunção.

Na sexta final entre equipes espanholas em competições europeias (um recorde), o Atlético de Madrid praticamente não deu chances ao bom time do Athletic Bilbao, ao abrir o placar logo aos sete minutos. Numa linda jogada individual, Falcao Garcia driblou um zagueiro na área e chutou colocado, com a perna esquerda, no ângulo oposto, sem chance de defesa para o goleiro Gorka Iraizoz.

Quando o Athletic Bilbao começava a se recuperar, Falcao Garcia voltou a brilhar. Aos 34 minutos, ele recebeu a bola dentro da área, de costas para o gol, e deu um lindo drible no zagueiro adversário, que ficou caído no chão. Depois disso, o atacante colombiano só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes, fazendo 2 a 0.

Mesmo atordoado pela atuação decisiva de Falcao Garcia, o Athletic Bilbao lutou bravamente e conseguiu equilibrar as ações. Não teve, porém, forças para marcar o gol. Assim, o Atlético de Madrid ainda fez o terceiro. O atacante colombiano chegou perto, ao mandar a bola na trave aos 34 minutos. Mas quem fechou o marcador foi Diego, que, aos 40, se livrou da marcação e tocou no canto do goleiro.

Além de frustrar o sonho de título inédito do Athletic Bilbao, o Atlético de Madrid já se coloca entre os maiores campeões da história da Liga Europa (incluindo os anos em que a competição, criada em 1971, ainda se chamava Copa da Uefa). Com duas conquistas, o time espanhol está atrás apenas de Juventus, Liverpool e Inter de Milão, que ganharam três vezes cada um.

Os brasileiros Filipe Luís (Nacionalidade Polonesa) (ex-Figueirense), Miranda (ex-São Paulo), Paulo Assunção (Nacionalidade Portuguesa) (ex-Palmeiras), Diego (Nacionalidade Italiana) (ex-Santos) jogam no "Colchoneros".

Ficha Técnica

Atlético de Madrid 3x0 Athletic Bilbao

Local: Arena Nacional, em Bucareste (ROM)
Data: 9/mai, quarta-feira
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Gols: Radamel Falcao García, aos 7’/1T e aos 33’/1T; Diego, aos 39’/2T.
Cartões Amarelos: Radamel Falcao García (Atlético de Madrid); Ander Herrera, Fernando Amorebieta, Markel Susaeta e Íñigo Pérez (Athletic Bilbao).

Atlético de Madrid
Thibaut Courtois, Juanfran, Diego Godín, Miranda e Filipe Luis; Gabi e Mario Suárez; Adrián (Eduardo Salvio, aos 43’/2T), Diego (Koke, aos 45’/2T) e Arda Turan (Álvaro Domínguez, aos 48’/2T); Radamel Falcao García. Técnico: Diego Simeone.

Athletic Bilbao
Gorka Iraizoz, Andoni Iraola, Fernando Amorebieta, Javi Martínez e Jon Aurtenetxe (Íñigo Pérez, no intervalo); Ander Iturraspe (Ibai Gómez, no intervalo), Ander Herrera (Gaizka Toquero, aos 16’/2T) e Óscar De Marcos; Markel Susaeta, Fernando Llorente e Iker Muniain. Técnico: Marcelo Bielsa.

Atlético de Madrid / http://www.clubatleticodemadrid.com/
Estadão / estadão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre