domingo, 11 de julho de 2010

Thomas Müller eleito Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo

Exatamente 36 anos após Gerd Müller ter causado furor na Copa do Mundo da FIFA 1974, o alemão Thomas Müller seguiu os passos do ídolo e xará na África do Sul. O meia de apenas 20 anos conquistou o título de Melhor Jogador Jovem, concedido pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (GET).
"Em tempo recorde, Thomas Müller chegou ao topo do futebol internacional. Há apenas dois anos, o jovem meia-atacante estava no time B do Bayern de Munique. Atuou pela primeira vez com a camisa da seleção alemã em março deste ano. Com um futebol dinâmico e faro de gols, se tornou o preferido do grande público amante do futebol", justificou o GET ao anunciar o ganhador do prêmio.
Honrado para sempre
Graças ao desempenho no sábado na partida contra o Uruguai — vencida pela Alemanha por 3 a 2, com um dos gols anotados pelo próprio Müller — o alemão superou os outros dois concorrentes, o mexicano Giovani dos Santos e o ganês André Ayew. Müller é o terceiro atleta germânico a receber a honraria, conquistada por Franz Beckenbauer em 1966 e Lukas Podolski em 2006.
"Essa conquista é para sempre", afirmou o camisa 13 da Alemanha. "É uma confirmação do bom trabalho realizado no ano que passou e é uma honra ser comparado a Beckenbauer ou Pelé. Mostra também que na Alemanha se faz um bom trabalho com os times de base. Por isso quero agradecer à comissão técnica do Bayern de Munique e aos responsáveis pela equipe nacional pela oportunidade que me foi dada e pela confiança em mim depositada. Foi um  prazer enorme ter jogado com os meus colegas na seleção", completa o jovem, antes de concluir: "Preferiria, no entanto, que tivéssemos conquistado o título de campeões mundiais."
As palavras de Müller mostram o quanto ele amadureceu nos últimos meses. O jogador foi campeão alemão e venceu a Copa da Alemanha na temporada que passou. Além disso, participou da Liga dos Campeões da UEFA e foi vice-campeão europeu com o Bayern de Munique. Ao todo, atuou em 66 partidas oficiais pelo clube e pela Nationalelf. "Olhando para trás, foi um desenvolvimento espetacular", analisa. "Nem eu esperava ir tão longe. Normalmente só o fato de chegar à uma final da Liga dos Campeões é o ápice da carreira de qualquer jogador. Aí vem a minha participação na Copa do Mundo da FIFA e consigo subir mais um degrau. É inacreditável. Em maio, quando fui convocado, tive logo um bom pressentimento. Percebi que cada jogador da seleção queria, a todo custo, dar o máximo nesse torneio mundial."
"Ele é capaz de fazer qualquer coisa"
O desempenho de Müller na África do Sul é impressionante: em seis partidas marcou cinco gols e deu três assistências. Ao todo, chutou cinco vezes contra o gol adversário, ou seja, teve um aproveitamento de 100%. Com esse desempenho, tornou-se o segundo jogador mais jovem da história a fazer cinco gols na mesma edição da Copa do Mundo da FIFA. Apenas Pelé o supera, com os seus 17 anos e seis gols marcados na Suécia em 1958.
Os leitores do FIFA.com elegeram Müller o Craque do Jogo em duas oportunidades, contra Inglaterra e Uruguai. Na semifinal contra a Espanha, ele não jogou pois estava suspenso.
Crédito: AFP
FIFA.com

2 comentários:

  1. Roberto,

    Muito bom jogador esse Müller, hein?
    Jogou muito nessa Copa, e me arrisco a dizer que se ele tivesse em campo contra a Espanha a Alemanha teria uma chance melhor na partida.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A cada dia eu me assusto mais com essas escolhas. Ele é um bom jogador, mas vir a ser o melhor jogador jovem já é um pouco demais ao meu ver. Seu próprio companheiro de seleção poderia levar esse prêmio: "Ozil". Ele deu um gás, velocidade e um toque de qualidade no meio-campo da Alemanha.

    Outro que poderia levar é "Messi". Tirando o último jogo, ele jogou como joga no barcelona.

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre