sábado, 24 de abril de 2010

Linense vence e volta à primeira divisão paulista após 53 anos

A partida entre União Barbarense e Linense em Santa Barbara d'Oeste ainda estava no intervalo quando o sistema de som do estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães avisou: o jogo entre São Bernardo e Pão de Açúcar, que havia começado uma hora antes, acabava de terminar em 1 a 1, resultado que garantia o Linense na primeira divisão estadual após 53 anos de ausência - a última participação havia sido em 1957, quando foi rebaixado após cinco anos na elite (de 1953 a 1957).
No momento da confirmação do resultado em São Bernardo do Campo, a torcida do Linense na cidade de Santa Bárbara vibrou como se fosse um gol, que até então não havia saído. No ABC paulista, os dois gols foram marcados aos 14min da segunda etapa: primeiro por Ney Mineiro, que com o gol tornou-se o maior artilheiro da história do São Bernardo (22 gols), depois por Juca, que igualou em seguida para o PAEC. Com este resultado, o time do ABC também assegurou vaga na elite do futebol paulista em 2011.
Já em Santa Bárbara, com o acesso garantido, o Linense voltou ao gramado para o segundo tempo disposto a conquistar a vitória e ficar mais perto do título da Série A-2. Neste ano, a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu que o torneio não terá final: os primeiros colocados dos grupos da fase final serão confrontados nos números, ou seja, quem somar mais pontos nas duas fases será o campeão. Neste caso, o Linense só poderia conquistar o título neste sábado caso o São Bernardo perdesse para o PAEC - o que não aconteceu.
No intervalo, o técnico do Linense, Vilson Tadei, resumiu o que era preciso fazer no segundo tempo do jogo, já que a vaga estava assegurada. "Precisamos ter muita calma agora, já conquistamos o que tinha que conquistar. Agora temos que buscar o título", declarou, praticamente prevendo que a euforia nos vestiários poderia prejudicar o encerramento da campanha do time de Lins, cidade localizada a 450km a noroeste de São Paulo. Tanto que, logo aos 4min, Luciano Gigante abriu o placar para a já eliminada União Barbarense.
Mas o Linense não desistiu e foi buscar a vitória, resultado que o colocaria em vantagem na briga pelo primeiro lugar do grupo e, consequentemente, pelo título. Assim, aos 8min da etapa complementar, o árbitro assinalou um pênalti e Fausto, artilheiro da Série A-2 com 22 gols, fez mais um e igualou o placar. No fim, para completar a festa, Alessandro Cambalhota recebeu na lateral e cruzou para a área, onde Fausto só teve o trabalho de completar para as redes aos 23min e anotar seu 24º gol: 2 a 1. Era tudo o que a torcida do Elefante da Noroeste, apelido da equipe devido a seu mascote, queria.
Terra

Um comentário:

Obrigado!Volte Sempre