domingo, 4 de abril de 2010

Inter completa 101 anos de glórias

Qua dia especial para todos os colorados! O Sport Club Internacional completa 101 anos de uma história rica de conquistas e feitos relevantes. Foi no dia 4 d abril de 1909 que o futebol brasileiro e mundial mudou para sempre. Surgia um clube vencedor que escreveria o seu nome na história de maneira definitiva e incontestável. Era a aurora do 'Campeão de Tudo'.

No próximo dia 9 de abril, uma grande festa será realizada no Centro de Eventos para celebrar os 101 anos. Antes, no dia 6, o Inter irá inaugurar o seu novo museu, que abrigará a história vitoriosa do Clube em um espaço moderno e diferenciado.

Ele será aberto ao público em geral a partir das 10h doa dia 9 de abril.

> Breve histórico dos 101 anos

A fundação

O Internacional foi fundado pelos irmãos Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe com princípios democráticos, que se contrapunham à discriminação que imperava nos clubes existentes em Porto Alegre, o Grêmio e o Fuss-Ball. Tanto brasileiros como estrangeiros eram aceitos neste que viria a se tornar o 'Clube do Povo'. Não demorou para que uma gigantesca legião de torcedores começasse a acompanhar os passos do time colorado. Seis anos após a sua fundação, o
Inter goleou o seu principal rival. Foi em 1915, quando aplicou 4 a 1 no Grêmio, na primeira das muitas vitórias que viria a acumular no clássico gaúcho. Em 1917, sagrou-se pentacampeão metropolitano. Dez anos depois, ergueu a primeira taça de campeão estadual.

A primeira casa

No começo da década de 30, o Inter passou a mandar seus jogos no Estádio dos Eucaliptos (foto). Na sua inauguração, no dia 15 de março de 1931, o time colorado venceu o Grêmio por 3 a 0. Em 1934, o segundo título estadual consolidou o Inter
definitivamente no futebol gaúcho. Nos anos 40, uma formação antológica esbanjou talento nos gramados: o 'Rolo Compressor', um time extremamente ofensivo que durou de 1940 até 1948 e conquistou oito estaduais. Assim como um rolo, o Inter amassava os seus adversários. Foi este time que conquistou o inédito título de hexacampeão gaúcho (1940-1945).

Em 1950, o Eucaliptos recebeu dois jogos da Copa do Mundo - México x Iugoslávia e México x Suiça. Foi o único estádio gaúcho que abrigou jogos do Mundial, feito que deve se repetir na Copa do Mundo de 2014, já que o Beira-Rio está entre os
estádios selecionados pela FIFA. Foi também na década de 50 que o Inter teve uma fantástica dupla de atacantes: Bodinho e Larry. Juntos, marcaram 176 gols em oito anos vestindo a camisa colorada. A força do Inter foi refletida também na Seleção
Brasileira que disputou o Pan-Americano do Chile, em 1952, e do México, em 1956. Oito jogadores colorados participaram das conquistas inéditas.

Surge o Gigante

A década de 60 foi emblemática para o Inter. Em 67, o torneio Rio/São Paulo, o Roberto Gomes Pedrosa, ou Robertão, foi estendido a dois clubes do Rio Grande do Sul, dois de Minas Gerais e um do Paraná. O Inter se destacou de maneira notável:
terminou seu primeiro campeonato nacional como vice-campeão, e ainda quebrou um velho tabu, foi o primeiro time gaúcho a ganhar em São Paulo, um terreno que parecia inexpugnável. Em 69, no dia 6 de abril, dois dias após o aniversário de 60 anos do Clube, foi inaugurado o Gigante da Beira-Rio, a nova casa dos colorados erguida à beira do Guaíba. O Inter entrava, definitivamente, em uma nova era.

O dono do Brasil

Os anos 70 foram de ouro para o Inter. Em 75, foi campeão brasileiro jogando um futebol encantador. Pela primeira vez um time gaúcho conseguia alcançar um voo tão alto. No ano seguinte, o bicampeonato nacional não deixou dúvidas de que o time do Sul era o melhor do país. Neste mesmo ano, chegou foi octacampeão gaúcho (1969-1976), na maior série de títulos consecutivos do Rio Grande do Sul. Para fechar a década de glórias, o Inter conquistou o tricampeonato brasileiro em 79 de
forma invicta, feito único, jamais repetido na história por nenhum outro clube.
Desbravando o mundo

O Inter não passou em branco na década de 80. Em 82, foi campeão do tradicional torneio Joan Gamper, na Espanha. Venceu o
Barcelona, de Maradona, nos pênaltis, na semifinal, e o Manchester City por 2 a 1, na decisão do título. Dois anos mais
tarde, mais uma conquista internacional: o time colorado foi ao Japão para erguer a taça da Copa Kirin, após bater a Irlanda na final.

O Inter era referência, tanto que 'emprestou' onze jogadores, do goleiro ao atacante, para a Seleção Brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 84. A 'Sele/Inter’, como era chamada, ficou com a medalha de prata. Para
fechar a década, o time do Beira-Rio venceu o 'Gre-Nal do Século', que valia uma vaga nas finais do Campeonato Brasileiro.

Foi um clássico inesquecível, no qual o time colorado saiu perdendo no Gigante, mas conseguiu virar o placar com dois gols de Nilson: 2 a 1, para delírio da massa vermelha e branca.

A quarta estrela

Se o título brasileiro não veio no final da década de 80, o Inter voltou a conquistar um título no âmbito nacional em 1992, quando foi campeão da Copa do Brasil, com uma suada vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense na finalíssima disputada no Beira-Rio. Já em 1997, o time colorado fez boa campanha no Brasileirão, mas não conseguiu alcançar o título. No entanto, aplicou uma memorável goleada de 5 a 2 sobre o Grêmio em pleno Olímpico.

O começo de uma nova era

O Século XXI começou difícil para o Inter. Em 2002, o time correu risco de rebaixamento à Série B, mas conseguiu reagir, e a partir de 2003 deu início a um crescimento gradativo dentro de campo. Emplacou quatro títulos estaduais seguidos, o primeiro conquistado em 2002, e voltou a disputar confrontos sul-americanos. Em 2004 e 2005 teve boa participação na Copa Sul-Americana. Era o prelúdio de uma época vitoriosa que alvorecia no Beira-Rio.

Dono da América e do mundo

O ano de 2006 nunca mais será esquecido. Em agosto, o Inter conquistou a Libertadores da América pela primeira vez e garantiu presença na final do Mundial Fifa, no Japão. O mês de dezembro reservou ainda mais alegrias para a nação colorada. O time do técnico Abel Braga fez história no Oriente ao bater o todo poderoso Barcelona na final disputada em Yokohama. O mundo era vermelho! Foi, por sinal, a última vez que um time brasileiro conseguiu vencer o mundial interclubes.

No ano seguinte, o Inter garantiu a ‘Tríplice Coroa’, ao ser campeão da Recopa Sul-Americana. Foi o terceiro clube da América do Sul a conquistar a chancela, já que apenas São Paulo e Nacional de Montevidéu haviam sido campeões da Libertadores, Mundial e Recopa em sequência.

Campeão de Tudo

De todos os títulos possíveis que o Inter disputou, ainda faltava uma taça a ser erguida, a da Copa Sul-Americana. Quis o destino que, antes de completar 100 anos, o time colorado fosse campeão invicto desta competição, ao vencer o Estudiantes, da Argentina, na final realizada no Beira-Rio no começo de dezembro de 2008. O Inter foi o primeiro time brasileiro a conquistar a Copa Sul-Americana. Não faltava mais nada na abarrotada galeria de troféus do Beira-Rio.

O Centenário de todo mundo

No ano do seu Centenário, em 2009, o Inter consolidou-se como um dos maiores clubes do mundo, ao atingir a marca de 100 mil sócios. No mesmo ano, foi bicampeão gaúcho e campeão da Copa Suruga, no Japão, além de ter acabado o Brasileirão em segundo lugar.

Durante todo o ano, diversos eventos com a participação direta da torcida celebraram os 100 anos do Clube. Em dezembro, no dia em que a conquista do Mundial Fifa completou três anos (17/12), um inesquecível show no gramado do Gigante foi oferecido aos sócios. Era o fechamento de um capítulo, mas a história centenária do Sport Club Internacional segue sendo escrita a cada dia, em cada partida, em cada nova conquista. E você, sócio e torcedor, é um personagem fundamental.

Parabéns pelos 101 anos, ‘Campeão de Tudo’!
www.internacional.com.br

2 comentários:

  1. Olá amigo Roberto vim marcar minha presença no seu blog. O Inter no seu centenário não ganhou nenhum título não é mesmo? Que pena.


    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, muito obrigado pela participação.Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre