domingo, 5 de maio de 2013

Internacional bate o Juventude nos pênaltis e conquista a Taça Farroupilha e o Gauchão 2013

O Inter é tricampeão gaúcho. Após empate em 0 a 0 com o Juventude na decisão da Taça Farroupilha, a equipe de Dunga venceu as cobranças de pênaltis por 4 a 3, depois que Muriel defendeu o último chute de Moisés. Com o título do segundo turno somado à vitória na Taça Piratini, o Inter eliminou a necessidade de uma decisão do Estadual e garantiu a conquista de forma antecipada.

Se o Inter teve controle da posse de bola e domínio territorial no primeiro tempo, foi pouco contundente no ataque. A estratégia de Lisca, que optou por Gustavo no lugar de Rogerinho para reforçar seu meio-campo, deu maior consistência ao Juventude.

Fechado na defesa e bem posicionado, o time da Serra aproveitava os erros de passe do Inter para buscar a velocidade de Diogo Oliveira e Bergson, aproveitando-se do espaço às costas de Gabriel.

Foi justamente em um escanteio forçado pelo lado esquerdo que surgiu o lance polêmico da decisão. Aos 12 minutos, Diogo Oliveira subiu para cabecear para o gol, mas o lance foi anulado por Márcio Chagas da Silva, que apitou falta do meia em Willians.

A polêmica não mudou a cara do jogo. O Inter seguia trocando passes no campo ofensivo, mas a marcação do Juventude, além de bem postada, pressionava quem tinha a posse de bola. Os erros colorados multiplicavam-se e o adversário, apesar da postura defensiva, era quem ameaçava com maior frequência. D'Alessandro movimentava-se para buscar o jogo, mas faltava um passe mais decisivo do argentino. Forlán e Damião eram figuras apagadas em meio à inoperância ofensiva do time.

Passavam-se apenas quatro minutos do segundo tempo quando o Juventude ameaçou mais uma vez. Muriel saiu mal do gol, a bola sobrou para Zulu e o goleiro colorado recuperou-se com uma bela defesa na finalização do centroavante. Os primeiros instantes da etapa final mostravam as mesmas dificuldades do Inter, enquanto o adversário seguia fechado, organizado e perigoso.

Antes do Inter conseguir aumentar a pressão, Damião deixou o campo com uma lesão muscular, aos 28 minutos, dando lugar a Caio. Pouco depois, as jogadas forçadas pelos lados do campo e a intensidade dos jogadores em busca do gol do título empurraram o Inter à frente.

Os 15 minutos finais seriam de investidas desordenadas, mas intensas. Fernando fez ao menos duas grandes defesas: primeiro, em cabeçada de Fabrício após escanteio cobrado por Forlán. Depois, em chute forte de Fred de fora da área. O Juventude, porém, seguia consciente quando tinha a bola e trocava passes sem desespero.

A última chance do Inter evitar os pênaltis veio já nos acréscimos, quando após cobrança de escanteio, Fabrício desviou na primeira trave e deixou Caio à vontade na pequena área. O atacante desperdiçou a oportunidade, cabeceando à direita do gol.

Nos pênaltis, D'Alessandro desperdiçou a primeira cobrança, defendida por Fernando. O Inter só ficou em situação de igualdade quando Rogerinho acertou o travessão, na terceira cobrança. No pênalti decisivo, o quinto, Moisés bateu e Muriel defendeu para garantir o título colorado.

Taça Farroupilha — final — 5/5/2013

INTER
Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan, Fabrício; Airton, Willians, Fred, D'Alessandro; Diego Forlán, Leandro Damião (Caio, 28'/2º)
Técnico: Dunga

JUVENTUDE
Fernando; Moisés, Rafael Pereira, Diogo, Robinho; Fabrício, Jardel, Gustavo (Dê, 23'/2°), Diogo Oliveira (Romano, 43'/2°); Bergson (Rogerinho, 32'/2º), Zulu
Técnico: Lisca

Cartões amarelos: Gabriel (I); Robinho, Jardel, Bergson (J).

Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Altemir Hausmann e Júlio César Santos.

Renda: e público: não divulgados.

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Zero Hora / http://zerohora.clicrbs.com.br/
Foto: Ricardo Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre