quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns São Paulo FC: Data magna do Tricolor

De acordo com o atual estatuto do São Paulo FC, 25 de janeiro é a data magna do clube, ou seja, o dia mais importante do ano para todo são-paulino. E o torcedor possui três grandes motivos para festejar!

O primeiro deles, claro, é o aniversário de fundação da Vila de São Paulo de Piratininga, em 1554, que deu origem à cidade que um dia viria a abrigar o Tricolor do Morumbi.

Além disso, o dia também é especial por simbolizar a concepção dos ideais são-paulinos, com a fundação do São Paulo FC, o clube que se hospedou no bairro da Floresta, originado da união de sócios e jogadores do CA Paulistano e da AA das Palmeiras em 1930. Naquele dia 25, sábado, nasceram o emblema e as cores tricolores, tradições que se mantêm intactas como herança até hoje, como ressalta o atual estatuto:

"O São Paulo Futebol Clube, fundado na cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, em 16 de dezembro de 1935, preservador das glórias e tradições do São Paulo Futebol Clube, da Floresta, o qual foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e extinto em 14 de maio de 1935, é uma Entidade de Prática Desportiva...

Ainda que a ideia original fosse criar a nova agremiação no dia do aniversário da cidade de São Paulo, os estatutos do clube somente ficaram prontos durante a madrugada do dia seguinte e, consequentemente, a ata de fundação somente foi assinada pelos associados no dia 26. Seis anos depois, o refundado São Paulo FC não perdeu a chance de registrar por mais uma vez a data de 25 de janeiro como o dia mais significativo de sua existência: ...

O dia 25 de janeiro é considerado data magna do São Paulo Futebol Clube, em homenagem à primeira partida oficial de futebol do Clube".

Grandes celebrações são-paulina são feitas desde então nesta data. A maior delas certamente foi a inauguração final do Estádio do Morumbi, em 1970, 18 anos após o início das obras e dez anos depois da inauguração parcial de 1960.

A MAGNA DATA - O PRIMEIRO JOGO

O Estatuto, a carta régia do clube, diz que 25 de janeiro é o principal dia do calendário tricolor justamente por marcar o regresso definitivo aos gramados, depois de tantas agruras e desventuras: a primeira partida do São Paulo renascido. Após montar uma equipe de nomes desconhecidos, contratados pessoalmente pelo Presidente Mecca em viagens pelo interior, o Tricolor entraria em campo no dia mais festivo para os paulistanos, em 1936.

25.01.1936
Amistoso Nacional - São Paulo (SP)
Estádio Palestra Itália (Parque Antarctica)

SÃO PAULO Futebol Clube (SP) 3 X 2 Associação Atlética PORTUGUESA (Santos - SP)

São Paulo FC: King; Ruy e Picareta; Ferreira (Julio Colosso), José e Segoa; Antoninho, Hermenegildo Gabardo, Juca (Gutiérrez), Carazzo e Paulinho. Técnico: Armando del Debbio Gols: Antoninho, 5/1; Carazzo, 8/2; Carazzo, 20/2

AAP: Ratto; Romeu e Teixeira; Del Popollo, Archimedes e Argemiro; Vega, Armandinho, Orlando (Franco II), Tim e Gildo.

Gols: Ruy (contra), 43/1; Franco II, 20/2 
Árbitro: Heitor Marcelino Domingues
Público: 3.000 pagantes

Site Oficial / http://www.saopaulofc.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre