quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O adeus a Navarro, ex-goleiro e galã do Noroeste


Faleceu ontem um dos maiores nomes da história do futebol e do Esporte Clube Noroeste. Aos 72 anos, o ex-goleiro Roberto Silva Navarro, conhecido apenas como Navarro, não resistiu aos problemas cardíacos.

Ele nasceu em Bauru, no dia 7 de julho de 1939, e iniciou sua carreira de jogador de futebol profissional aos 18 anos, como goleiro, em 1957, no próprio Noroeste. Ao longo de 14 anos foi goleiro na Ferroviária de Araraquara, fez uma excursão com o Náutico de Recife, Linense, Ferroviária de Assis e encerrou sua carreira em 1971, no Noroeste.

No ano passado, navarro foi personagem da “Entrevista da Semana” do JC, onde lembrou com muito bom humor e simpatia do feito que realizou defendendo o gol alvirrubro em 1961. Se hoje Rogério Ceni comemora o fato de ser o maior goleiro-artilheiro do mundo, Navarro orgulhava-se de ter sido o primeiro. Não foi de falta e nem de pênalti, mas sim após chutar de dentro da sua pequena área, façanha que poucas vezes foi repetida pelo mundo afora.

Ele também acompanhou o Rei Pelé antes mesmo da fama. Navarro jogou com ele no Bauru Atlético Clube (BAC), dividiu estilingues e bolinhas de gude com o então menino Édson, e chegou a enfrentar o maior jogador de todos os tempos quando este já consagrava o manto número 10 do Santos. Um dos gols que levou do Rei, Navarro jurava ser o primeiro pênalti com “paradinha”. “O primeiro pênalti que ele foi bater comigo, eu fui falar para ele que já sabia onde ele batia. Aí ele fez a paradinha e fui com tudo antes de a bola chegar. Levantei e comecei patinar tentando pegar e não conseguia”.

Ao aposentar as chuteiras e as luvas em 1971, Navarro dedicou sua vida à educação física na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e ao trabalho com crianças portadoras de deficiências do Centrinho e do Lar Escola Rafael Maurício.

Em outubro de 2010, Navarro foi entrevistado pelo apresentador Jô Soares, no “Programa do Jô”.

O corpo é velado desde ontem no Centro Velatório Terra Branca, sendo o sepultamento marcado para às 11h de hoje, no Cemitério Jardim do Ypê.

Jornal da Cidade / http://www.jcnet.com.br
Foto: Malavolta Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre