sábado, 2 de abril de 2011

Atlético Goianiense 74 anos: um legado de pionerismo e bons exemplos

O Atlético Clube Goianiense comemora 74 anos de fundação, neste sábado. Criado no dia 2 de abril de 1937, o Dragão carrega desde o início de sua história, a alcunha de pioneiro, já que foi o primeiro clube de futebol da capital goiana. Mas, este não é o único mérito do mais querido dos goianos. Além de ser o primeiro, o Atlético soube renascer e a cada dia se faz mais forte.

Ao longo dos anos, foram 11 títulos estaduais. Foi o Atlético o primeiro clube a levantar um troféu de campeão goiano, em 1944, na disputa do primeiro torneio estadual em Goiás. O Dragão também foi pioneiro na conquista de um título nacional entre os clubes goianos ao conquistar em 1971 o Torneio da Integração Nacional. Em 1990, mais uma vez saiu na frente, ao trazer para o Estado, o título de Campeão Brasileiro, ao vencer a Série C. Em 2008, repetiu o feito e se tornou o único goiano a ter dois títulos do Brasileirão.

Mas a história do Atlético registra também momentos de muita dificuldade. Na década de 90, o Dragão amargava uma crise financeira e passava por administrações que individaram o clube. O patrimônio se restringia ao estádio Antônio Accioly, que no início dos anos 2000 chegou a ficar em ruínas, tamanha era a dificuldade. Dentro de campo, o resultado não poderia ser outro. Em 2003, o Atlético chegou ao fundo do poço ao ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Goiano, de onde não conseguiu sair em 2004.

Eis que quando tudo parecia perdido, o Dragão se reergueu. Com o pensamento de que o primeiro nunca pode perder seu espaço, dirigentes como o atual presidente Valdivino José de Oliveira, o vice Maurício Sampaio, o presidente do Conselho Deliberativo, Marco Antônio Caldas, os beneméritos Jovair Arantes e Alvaro Melo, o diretor de futebol Adson Batista entre tantos outros que foram importantes, conseguiram fazer o Atlético ressurgir em 2005.

De lá pra cá, com um passo de cada vez, subindo degrau por degrau, o Dragão passou a se fazer cada vez mais forte. Em 2007, depois de 19 anos de jejum, o Atlético voltou a ser campeão estadual. Em 2010, além de conquistar mais uma vez o Goianão, o Dragão estreou na elite do futebol brasileiro, a tão sonhada Série A.

Hoje, o Atlético é o único representante da região Centro-Oeste na elite do futebol brasileiro, o que enche não só os atleticanos, mas todos os goianos de orgulho. A torcida, a cada dia se renova.
www.atleticogoianiense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre