BBC Brasil    Uma proposta para abençoar os estádios que sediarão os jogos da Copa do  Mundo 2010 na África do Sul com o sacrifício de uma vaca em cada um  deles gerou preocupação entre os ativistas pelos direitos dos animais no  país. 
O Makhonya Royal Trust, que coordena as atividades culturais no país,  apresentou a ideia e descreveu o sacrifício ritual de gado como uma  forma "verdadeiramente africana" de abençoar a competição. 
"Devemos ter uma cerimônia cultural de algum tipo, onde sacrificaremos  um animal", afirmou o presidente da organização Zolani Mkiva, à agência  de notícias Reuters. 
Para a organização, o sacrifício é uma forma importante de se garantir  uma Copa do Mundo bem sucedida. 
Justiça 
O ministro da Governança Cooperativa e Tradições, Sicelo Shiceka, já  prometeu fazer campanha junto à Fifa para apoiar a proposta. 
"A Copa do Mundo será no continente africano e vamos garantir que os  valores e culturas africanas sejam vistos pelos visitantes", teria dito  Shiceka ao jornal sul-africano Citizen. 
No entanto, um juiz sul-africano afirmou que decidirá apenas na  sexta-feira se os rituais realmente poderão ser realizados nos estádios. 
Grupos de defesa dos direitos dos animais afirmaram que devem ser  consultados a respeito deste plano. 
O Conselho Nacional das Sociedades para Prevenção de Crueldade com  Animais (NSPCA, na sigla em inglês) escreveu à Fifa comentando a  questão. 
De acordo com o correspondente da BBC na Cidade do Cabo Mohammed Allie, o  grupo não é contra o sacrifício ritual de animais, mas quer garantir  que este ritual seja feito sem crueldade e também quer se envolver no  processo para garantir o bem-estar do gado. 
A polêmica começou em meio às tentativas de ativistas para suspender uma  cerimônia tradicional zulu, na qual um boi é sacrificado, que deve  ocorrer no dia 5 de dezembro. 
Os ativistas tentaram suspender na Justiça o ritual, chamado Ukweshwama,  no qual uma multidão de jovens mata um touro com as próprias mãos.

Olá Amigo,
ResponderExcluirParabéns por trazer esta questão a tona.
Fico me perguntando, porque os seres humanos ainda são tão imbecis? para que sacrificar os coitados dos animais?
Que graça tem torturar um touro até a morte?
O ser humano é realmente o pior dos animais, e os religiosos são os piores deles.
Grande Abraço;
Lauro Daniel