domingo, 13 de abril de 2014

Londrina vence o Maringá nos pênaltis e comemora título estadual após 22 anos

Depois de 22 anos, os torcedores de Londrina comemoram o título do Campeonato Paranaense. A taça veio na tarde deste domingo (13), com a vitória por 4 a 3 nos pênaltis sobre o Maringá no Estádio Willie Davids, em Maringá, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar - na semana passada, no Estádio do Café, os times haviam empatado por 2 a 2.

O goleiro Vitor brilhou na partida e nas penalidades, quando defendeu a cobrança de Fábio Martins e viu o artilheiro Cristiano chutar para fora a última bola. Com a bola rolando, Maicon Silva abriu o placar para o Tubarão aos 25 minutos do primeiro tempo, e Cristiano empatou quatro minutos depois.

A taça coroa a boa campanha do time londrinense no Paranaense, com 7 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, com 26 gols pró e 18 gols contra. Na primeira fase, o time terminou na 4ª colocação, eliminando na fase final J. Malucelli e Atlético antes da decisão sobre o Maringá. “É uma emoção muito grande. Não tem coisa melhor, todo mundo está de parabéns, mostramos que temos capacidade”, disse emocionado

Em campo, o Maringá fez uma partida melhor, com maior presença ofensiva durante os 90 minutos. O meia Max e o atacante Cristiano foram os principais destaques da Zebra na partida, acompanhada por mais de 19 mil pessoas no Willie Davids. Do lado do Tubarão, o grande nome da decisão foi o goleiro Vítor, que com grandes defesas garantiu o empate no tempo regulamentar e a consequente disputa nas penalidades do título.

Com a taça ficando no interior, o Estadual marca a quebra de um jejum de sete anos das equipes do interior do estado – o último campeão Paranaense vindo do interior foi o Paranavaí, em 2007.

O jogo

Maringá e Londrina fizeram um primeiro tempo movimentado e com várias opções de jogadas ofensivas, dando tom de ainda mais emoção à decisão do Estadual. Motivado com o apoio do torcedor que lotou o estádio Willie Davids, o time da casa começou melhor e pressionou o Tubarão, com pelo menos quatro boas oportunidades e bola na trave.

Logo aos 3 minutos, Barcos fez a jogada na direita e cruzou para Max tentar duas vezes e acertar a trave do goleiro Vítor, um dos grandes nomes da decisão. O lance incendiou o jogo e empolgou o time da casa, que criou outras três boas chances para abrir o placar. Aos 7’, após a cobrança da falta por Léo Maringá, Barcos pegou a sobra e mandou para o fundo das redes, mas a arbitragem acertadamente marcou o impedimento.

Melhor em campo, o Maringá chegou aos 12’, com Barcos finalizando bem e o goleiro Vítor fazendo uma grande defesa. Um minuto depois, Serginho Paulista fez a jogada no meio e tocou para Cristiano com liberdade na área, mas de novo o goleiro do Londrina salvou. Aos 15’, Reginaldo cruzou da direita, Cristiano cabeceou no contrapé do goleiro que conseguiu a recuperação e mais uma vez fez grande defesa.

Quando o gol do Maringá parecia cada vez mais perto, o Londrina conseguiu se encontrar em campo e equilibrar as jogadas. Aos 22’, Rone Dias levantou na área, o goleiro Ednaldo titou de soco e rebote Joel cabeceou forte, mas a bola foi pela linha de fundo. Aos 25’, Arthur recebeu o passe em profundidade de Roni Dias e cruzou na pequena área para Joel finalizar bem pela linha de fundo.

O gol do Tubarão saiu aos 26 minutos, na jogada individual de Maicon Silva, que passou por vários marcadores antes de chutar a gol e marcar um golaço, fazendo 1 a 0 para o Londrina.

Mesmo atrás do placar, a Zebra não se assustou em campo e chegou ao empate logo em seguida. Aos 29 minutos, Baiano levantou na área da intermediária e o artilheiro Cristiano, com liberdade na pequena área, cabeceou bem para empatar o jogo. Foi o 10º gol de Cristiano no Paranaense, artilheiro da competição.

Tentando a vitória parcial, os dois times ainda tiveram chances para ir ao vestiário em vantagem. Primeiro o Londrina, aos 36', após a jogada individual de Celsinho, com Joel pegando a sobra, mas a defesa conseguiu o desvio. Aos 40’, no contra-ataque puxado por Max, ele lançou Cristiano na área, mas o atacante finalizou com a marcação de Bidía e a bola foi pela linha de fundo.

No segundo tempo o jogo continuou movimentado. Aos 3 minutos, Cristiano desviou de cabeça e o goleiro Vítor defendeu com o pé, no reflexo, e salvou o Tubarão. Aos 6’, Léo Maringá arriscou o chute de longe, a bola desviou e saiu pela linha de fundo. Cinco minutos depois, Barcos recebeu na área e finalizou, para boa defesa do goleiro Vítor.

Aos 24’, Max recebeu na entrada da área, limpou e ajeitou antes do chute forte, pela linha de fundo. Cinco minutos depois, após a cobrança de escanteio, Léo Maringá desviou de cabeça e mais uma vez o goleiro Vítor salvou o Tubarão.

Nos minutos finais, a emoção se manteve presente. Aos 36’, Fabio Martins arriscou o chute, o goleiro Vitor defendeu e na sobra Max chutou para o desvio da zaga salvador. E aos 41’, Alexandre Oliveira cortou da zaga na entrada da área e chutou, com a bola passando perto da meta do goleiro Ednaldo e encaminhando a decisão para as penalidades.

Emoção dos pênaltis

O Londrina começou cobrando as penalidades com a estrela de Edinaldo brilhando ao defender a cobrança de Roni Dias. Destaque do jogo, o meia Max cobrou para o Maringá com categoria e abriu a vantagem para o time da casa: 1 a 0.

Paulinho abriu a segunda série e empatou para o Tubarão: 1 a 1. Pequi tirou o goleiro da jogada e coloca o Maringá na frente: 2 a 1.

Na terceira série, Dirceu cobrou bem e marca para o Londrina, empatando a série em 2 a 2. Fábio Martins foi para o terceiro pênalti para o time da casa e o goleiro Vítor defende empatando a série.

No quarto pênalti, Silvio bate no canto alto do goleiro e colocou o Tubarão na frente. Depois, Léo Maringá bate bem e empatou em 3 a 3.

Fechando a série, o atacante Arthur cobrou mal, o goleiro Ednaldo quase pegou, mas a bola entrou fazendo 4 a 3. O artilheiro Cristiano foi para a última cobrança e cobrou para fora, desperdiçando a chance e dando o título de campeão ao Londrina.

Gazeta do Povo / http://www.gazetadopovo.com.br/
Foto: Felipe Rosa / Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre