domingo, 27 de abril de 2014

Ajax é tetra campeão holandês

O Ajax pode estar longe dos tempos áureos no cenário europeu, mas os comandados de Frank de Boer conseguiram algo que nem os lendários times das décadas de 60 e 90 obtiveram: quatro títulos seguidos do campeonato nacional. O feito inédito foi alcançado neste domingo (27), no Polman Stadion, em Almelo, contra o Heracles.

O empate bastou para o tetracampeonato dos Ajacieden. Nada mais justo do que Schöne, o grande nome da equipe na temporada, marcar o gol que abriu o caminho para o título. Nem o tento de Cziommer estragou a festa dos visitantes. Todavia, os donos da casa também tiveram motivos para comemorar: a igualdade em um gol livrou os Heraclieden do rebaixamento.

O último compromisso dos times na temporada 2013-2014 da Eredivisie será realizado no próximo sábado (3). Enquanto o Heracles visitará o Groningen no Euroborg, o Ajax receberá em clima de festa o desesperado NEC na Amsterdam ArenA.

Primeiro tempo movimentado

Ainda visivelmente abatido pela acachapante goleada sofrida frente ao Zwolle na final da KNVB Beker, o Ajax foi em busca da confirmação da quarta conquista consecutiva do torneio mais importante do futebol holandês. Era a forma de salvar a temporada. Não tardou muito e saiu na frente: aos 13 minutos, Schöne abriu o placar.

A vantagem, no entanto, durou pouco. Aos 22, Cziommer deixou tudo igual no marcador. Mesmo tendo a bola nos pés por mais tempo, os Godenzonen pecavam na hora de concluir, ora nas finalizações, ora no último passe. Os anfitriões apostavam nos contra-ataques em velocidade.

O placar ao final dos primeiros 45 minutos era de 1 a 1, resultado que já dava o título da Eredivisie aos alvirrubros e livrava o time de Almelo da degola.

Segundo tempo monótono

Os visitantes continuaram buscando o gol, mas esbarravam nos mesmos erros. Quando não se atrapalhavam, paravam na forte marcação do adversário, que por sua vez explorava os contragolpes.

Como a estratégia não dava certo com a bola rolando, a aposta dos alvirrubros passou a ser a bola parada. No entanto, sem sucesso também. Paralelamente a isso, os Heraclieden não davam indícios de que poderiam bater de frente e obter a virada. Apenas se defendiam. O técnico Jan de Jorge parecia estar tão concentrado no jogo que acabou não fazendo substituição alguma. Quem também não teve muito trabalho foi o árbitro Pieter Vink, que ficou sem distribuir cartões durante os 90 minutos.

O segundo tempo em si não foi muito atraente e a contagem foi inalterada. No fim das contas, o empate em 1 a 1, ainda que não fosse aparentemente satisfatório para as equipes, ficou de ótimo tamanho para elas.

O ponto conquistado fora de casa permitiu os festejos dos Amsterdammers, que conquistaram o 33º caneco do campeonato holandês e se isolaram cada vez mais no posto de maiores campeões do certame - o PSV, segundo maior campeão, tem 21 taças -, confirmando a recente - e, também, histórica - soberania na Holanda. Somando 70 pontos, o Ajax não pode mais ser alcançado pelo rival Feyenoord, que tem 66.

Já o Heracles, dono do 14º posto, confirmou matematicamente sua permanência na primeira divisão. O Waalwijk (16º), equipe que abre a zona dos playoffs de rebaixamento, possui 32 pontos e não pode mais alcançar o adversário, que tem 37.

VAVEL Brasil / http://www.vavel.com/br/
Ajax / http://www.ajax.nl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre