quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Quem pendurou as chuteiras em 2013

A lista de jogadores que penduraram as chuteiras em 2013 foi uma das mais longas e ilustres da história do futebol. O peso da idade, o desejo de seguir carreira como técnico ou uma sequência de lesões foram os principais motivos da decisão desses novos aposentados, que não tiveram o fôlego necessário para participar da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Goleiros
O ex-Bordeaux Ulrich Ramé (foto), de 41 anos, aposentou as luvas com 525 partidas pelo clube e 12 pela seleção francesa no currículo.

Laterais
O iraniano Mehdi Mahdavikia, virou a página aos 36 anos em junho, tendo acumulado 381 jogos nos campeonatos nacionais do Irã e da Alemanha, além de 111 partidas pela seleção do seu país, com 13 gols marcados.

Phil Neville encerrou a carreira de atleta com 36 anos e 59 jogos pelo English Team, mas seguirá vinculado ao esporte bretão na comissão técnica do Manchester United.

Jamie Carragher disputou 737 jogos com o uniforme do Liverpool e 38 pelo selecionado inglês antes de se aposentar no dia 19 de maio.

O lateral direito Tomas Ujfalusi, de 35 anos e 78 jogos pela Repúlbica Tcheca

O senegalês Omar Daf, que em 36 anos de vida participou de 60 jogos pelo seu país e chegou às quartas de final da Copa do Mundo da FIFA 2002.

Zagueiros
Alessandro Nesta resolveu pendurar as chuteiras em outubro. O italiano de 37 anos brilhou com as camisas da Lazio e do Milan e venceu o Mundial de 2006, quando disputou o seu 78º e derradeiro compromisso com a Azzurra.

O alemão Christoph Metzelder decidiu parar aos 32 anos por conta de uma série de contusões. Ele acumulou 47 jogos pela seleção da Alemanha.

Volantes
O holandês Mark van Bommel (36 anos e 79 partidas pela equipe nacional).
O espanhol David Albelda (36 e 51, respectivamente).
O inglês Kieron Dyer (34 e 33).
O australiano Jason Culina (33 e 11) também se despediram dos gramados.
Gennaro Gattuso, que foi campeão mundial com a Itália, cujo manto defendeu em 73 oportunidades. Aos 35 anos, Gattuso foi prejudicado por problemas de visão e seguirá carreira como técnico.
O argentino Sebastián Battaglia, de 33 anos, conquistou 17 títulos em três décadas no Boca Juniors, além de ter participado de dez jogos pela Argentina.

Meias
As lágrimas de David Beckham no dia 18 de maio de 2013 rodaram o mundo. Antes de terminar a sua brilhante trajetória esportiva no Paris Saint-Germain, o inglês de 38 anos — provavelmente a maior celebridade da história do futebol — venceu inúmeros torneios e prêmios individuais, com destaque para dez títulos de campeão nacional com Manchester United (6), Real Madrid (1), Los Angeles Galaxy (2) e PSG (1). Além disso, Beckham acumulou 115 jogos pela seleção inglesa.

O também inglês Paul Scholes, de 39 anos, seguiu o mesmo caminho após 718 partidas pelo Manchester United e 66 pela Inglaterra.

Deco, Brasileiro de nascimento, o jogador de 35 anos vestiu a camisa de Portugal em 75 oportunidades e encerrou a carreira com dois últimos títulos pelo Fluminense.
O alemão Thomas Hitzlsperger foi obrigado a se aposentar com apenas 31 anos, após 52 partidas pela Mannschaft.

O ex-capitão búlgaro Stilian Petrov precisou se despedir com 34 anos para travar o principal combate da sua vida, contra uma leucemia. Ele disputou 116 jogos pela Bulgária.

No dia 11 de julho de 2013, após "a década mais importante" da sua vida na Inter de Milão, Dejan Stankovic pôs um ponto final na sua trajetória futebolística com 35 anos de idade, 40 partidas pela Iugoslávia, 21 pela Sérvia e Montenegro e outras 42 pela Sérvia.

Atacantes
Michael Owen já foi considerado o melhor atacante da história do futebol inglês. Owen anunciou a sua aposentadoria no dia 19 de março, quando jogava no Stoke City, tendo marcado 40 gols em 89 partidas pela Inglaterra.

O francês Louis Saha, que disputou 20 jogos com os Bleus e teve uma carreira pontuada por lesões, tomou a decisão de parar aos 34 anos.

Ludovic Giuly, de 36, que defendeu clubes como Lyon, Monaco, Barcelona, Roma e Paris Saint-Germain, além de ter disputado 17 jogos pela França.
Frédéric Kanouté, com 36 anos e 39 partidas com o selecionado do Mali.

Técnicos
Dois treinadores ilustres se retiraram dos gramados: Sir Alex Ferguson, 71 anos, que conquistou todos os títulos possíveis em 27 temporadas à frente do Manchester United, e o alemão Jupp Heynckes, de 68 anos, que se despediu em grande estilo, vencendo a tríplice coroa com o Bayern de Munique.

Futebol Feminino
A francesa Sonia Bompastor, que acumulou 156 partidas pela seleção do seu país e trabalhou durante 13 anos para popularizar a disciplina.

FIFA.com / http://pt.fifa.com/
Editado por Roberto Feitosa
Foto: Divulgação / Girondins de Bordeaux / http://www.girondins.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre