sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bayern marca no último lance e conquista a Supercopa nos pênaltis

Os atuais campeões da Champions League buscavam mais um título nesta sexta-feira. Quando a bola rolou no Eden Stadium, em Praga, o que se viu foi um Bayern dominando o jogo, sofrendo com os contra-ataques de um Chelsea fiel ao estilo de seu treinador, José Mourinho, mas conseguindo se recuperar graças ao talento de Ribéry, eleito no dia anterior o melhor jogador do continente.

No início do confronto, Hazard fez excelente jogada pelo meio, abriu para Schurrle, que cruzou para área. O contestado Fernando Torres pegou de primeira e fez 1 a 0 em belo chute. Na volta do intervalo, Ribéry ainda empatou em 1 a 1 de fora da área. Na prorrogação, Hazard contou com falha de Neuer para pôr os ingleses à frente, porém, o espanhol Javi Martínez voltou a igualar em 2 a 2 no último suspiro do tempo extra. O belga Lukaku foi o único a perder sua cobrança nos pênaltis e deu o título aos bávaros.

Com a conquista, o Bayern se recupera da derrota para o Borussia Dortmund na disputa do primeiro título da temporada, a Supercopa da Alemanha. Ainda que de forma precoce, Guardiola já vinha sendo criticado nos bastidores. O Chelsea, por outro lado, acumula o seu segundo fracasso consecutivo no torneio - na edição anterior, sofreu goleada de 4 a 1 para o Atlético Madri.

Os bávaros foram a campo com diversos desfalques no meio-de-campo, entre eles, Thiago Alcântara, fora por sete semanas e Schweinsteiger, que se machucou na última rodada da Bundesliga.

Ao todo, foram cinco brasileiros no gramado em Praga, com destaque especial para o zagueiro David Luiz, que voltava no lugar de John Terry e fez excelente partida, sobretudo no primeiro tempo. Ramires foi expulso após entrada em Götze na etapa complementar. Oscar, Dante e Rafinha também foram titulares no encontro.

Agora, são 16 confrontos entre Guardiola e José Mourinho no banco de reservas, com o catalão aumentando a sua vantagem para o rival no retrospecto e chegando a oito vitórias - o ex-comandante do Real Madrid segue com três. Antes do jogo, a estatística foi motivo de polêmica na entrevista coletiva de Mou, que, depois de bater boca, preferiu deixar o assunto de lado.

Mesmo com várias ausências no time, o Bayern começou melhor a partida e dominava as ações, quando o Chelsea mostrou já carregar um toque de Mourinho em suas características, saiu em contra-ataque e, com perfeição na troca de passes, chegou ao gol. Hazard, brilhante, para Schurrle e para Fernando Torres. O espanhol recebeu excelente cruzamento dentro da área, não se deu nem ao trabalhar de dominar e, com oito minutos, colocou os londrinos à frente no placar.

A equipe de Munique ficava mais com a bola, porém, só conseguiu ameaçar pela primeira vez aos 21. Com uma posse de quase 70%, os alemães falhavam na hora de finalizar e tiveram a melhor chance nos minutos finais do primeiro tempo, em boa combinação de Ribéry com Shaqiri e chute do francês para boa defesa de Cech.

Na volta do intervalo, o camisa 7, que desbancou no dia anterior Messi e Cristiano Ronaldo na briga pela Bola de Ouro, mostrou por que foi considerado o melhor da Europa na última temporada e aprontou das suas.

Ele recebeu passe de Kroos vindo da esquerda, não pensou duas vezes e mandou o sarrafo novamente contra Cech. Dessa vez, o goleiro do Chelsea voou, abriu os braços, mas não conseguiu chegar na bola. O Bayern deixava tudo igual com apenas dois minutos em Braga.

E só dava Ribéry. Em cobrança de falta, arremates à distância e tramas na frente da área, o meia-atacante era o responsável por coordenar todas as ações.

Reequilibrando um pouco as ações, ainda que sem tanto com a bola, os Blues ameaçaram mais uma vez, em cabeçada no travessão de Ivanovic, após escanteio batido por Lampard com menos de 15 minutos para o fim do tempo normal. David Luiz ainda subiu bem em seguida.

Mesmo sendo sufocado, foi do Chelsea a melhor oportunidade para pular à frente do marcador e se aproximar do título. Em troca de passes perigosa ao redor da área, Dante recebeu, escorregou e entregou nos pés de Schurrle. O jovem jogador mandou diretamente para Oscar, que finalizou em cima de Neuer. Grande defesa do goleiro alemão aos 17 minutos. Lampard tentou no rebote, entretanto, enviou nas arquibancadas.

O brasileiro Ramires, chamado de volta por Felipão, complicou a vida de seus colegas na sequência ao atropelar Götze e ser expulso. Os atletas do Chelsea protestaram, mas ele já tinha cartão amarelo. O empate persistiu até a prorrogação.

No reinício da partida, Hazard não ligou para desvantagem numérica, saiu costurando pela esquerda e chutou para defesa supostamente fácil de Neuer. O arqueiro, no entanto, se atrapalhou e permitiu que os ingleses assumissem novamente a dianteira no placar.

Antes da mudança de lado, Ribéry ainda chorou pênalti em chance desperdiçada por Shaqiri, mas a arbitragem não deu atenção.

Cech ainda fez milagre nos instantes finais, salvando duas bolas no espaço de um minuto e mantendo o Chelsea na liderança. Ele ainda viu outra finalização cruzar a frente de seu gol e apenas torceu. São Petr, dirão os torcedores dos Blues. O goleiro só não pôde fazer nada no última lance do tempo extra, em bola alçada na área, desvio de Dante e toque de Javi Martínez para pôr tudo igual de novo. Espetacular.

Na última rodada dos pênaltis, o belga Lukaku desperdiçou e o Bayern partiu para mais uma festa neste ano.

FICHA TÉCNICA:

BAYERN DE MUNIQUE 2 (5) X (4) 2 CHELSEA

Local: Estádio Eden, em Praga (República Tcheca)

Data: 30 de agosto de 2013, sexta-feira

Horário: 15h45 (de Brasília)

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)

Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)

Cartões Amarelos: Ribéry e Boateng (Bayern de Munique; Cahill, David Luiz, Ramires, Fernando Torres, Lukaku e Lampard (Chelsea)

Cartões vermelhos: Ramires (Chelsea)

Gols: BAYERN DE MUNIQUE: Ribéry, aos 2 minutos do segundo tempo e Javi Martinez aos 16 minutos do segundo tempo da prorrogação

CHELSEA: Fernando Torres, aos 7 minutos do primeiro tempo e Hazard, aos 4 minutos do primeiro tempo da prorrogação.

Pênaltis: BAYERN DE MUNIQUE: Alaba, Kroos, Lahm, Ribéry e Shaqiri converteram

CHELSEA: David Luiz, Oscar, Lampard e Ashley Cole converteram; Lukaku perdeu

BAYERN DE MUNIQUE: Neuer; Rafinha (Javi Martinez), Boateng, Dante e Alaba; Lahm, Kroos, Ribery, Muller (Gotze), e Robben; Mandzukic

Técnico: Josep Guardiola

CHELSEA: Cech; Ivanovic, Cahill, David Luiz e Ashley Cole; Ramires, Lampard, Schurrle (John Obi Mikel), Oscar e Hazard; Fernando Torres

Técnico: José Mourinho

ESPN do Brasil / http://www.espn.com.br/
FC Bayern München / http://www.fcbayern.telekom.de/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre