terça-feira, 29 de junho de 2010

Villa marca e Espanha despacha Portugal da Copa do Mundo

Rivais históricos, Espanha e Portugal entraram em campo na tarde desta terça-feira e a disputa, que tempos atrás era por novas terras, desta vez , foi por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. Neste clássico ibérico, inédito em Mundiais, quem se deu melhor foi a Espanha, graças ao gol de David Villa.
 
Pressão espanhola e nada de gols

A partida mal havia começado e a Espanha já dava seu primeiro tiro para dar início à guerra. Com menos de um minuto de jogo, Torres recebe passe pelo lado esquerda, corta para o meio e chuta com força para a boa defesa de Eduardo. Quatro minutos depois, mais uma polêmica envolvendo arbitragem. Fernando Torres avançou e driblou Coentrão, que o derrubou dentro da área, mas o árbitro nada assinalou.
A Espanha parecia ter um mapa nas mãos e descoberto que o lado direito da zaga portuguesa era o "caminho para as Índias" e começou a pressionar. Porém, o avanço de Capdevila fez surgirem espaços na zaga espanhola e Ricardo Costa começou a ir ao ataque, criando boas oportunidades.
Apesar de o domínio espanhol, quem chegou mais perto de marcar foi Portugal. Aos 20 minutos, depois de boa troca de passes, Tiago Mendes arriscou de fora da área e Casillas espalmou a bola para o alto. A Jabulani subiu e ia cair dentro do gol, mas o goleiro espanhol voltou a tempo de evitar o pior, e recebeu falta de Hugo Almeida.
O bom toque de bola e a coletividade espanhola bateram de frente com a velocidade e individualismo português e o placar não foi modificado na primeira etapa.
 
Villa marca e Espanha classifica-se

Os 45 minutos finais do jogo não mudaram muito de panorama. A Espanha mantinha o domínio e Portugal insistia nas saídas em velocidade e dependia do lampejo de alguns jogadores.
Aos seis minutos, a torcida portuguesa quase comemorou o primeiro gol da partida quando Hugo Almeida cruzou da esquerda e a bola desviou no joelho de Puyol, tirando Casillas da jogada. Mas a bola, caprichosamente, passou do lado da trave.
Nove minutos depois foi a vez de os espanhóis assustarem a defesa adversária. Sergio Ramos cruzou e Llorente cabeceou sozinho para a grande defesa de Eduardo. No lance seguinte, Villa chutou de longe e a bola, mais uma vez, passou perto. Era o gol da Espanha amadurecendo.
A equipe de Vicente del Bosque balançou a rede aos 17 minutos, depois de ótima troca de passes na frente da área, Xavi, de calcanhar, achou Villa, que recebe em posição irregular e chuta para a defesa do goleiro português. O camisa 7 espanhol, porém, aproveitou o rebote e tocou por cima de Eduardo para abrir o placar.
Os comandados de Carlos Queiroz sentiram o golpe e acabaram recuando, trazendo ainda mais a Espanha para seu campo. A Fúria então, continuou pressionando atrás do segundo gol. E quase alcançaram aos 31 minutos, quando Villa chutou de longe e, mais uma vez, Eduardo evitou.
Portugal então, além da Espanha, começou a ter outro adversário: o relógio. O desespero português aumentou e as jogadas ofensivas não eram efetivas. O que já estava ruim, ficou ainda pior quando Portugal perdeu um jogador, quando Ricardo Costa foi expulso depois de falta em Capdevilla.
Fim de jogo e vitória da Espanha. Assim, Portugal não consegue repetir a campanha de 2006 e dá adeus à Copa do Mundo. Já os espanhóis continuam sua caminhada em busca do título Mundial e enfrentam o Paraguai nas quartas de final.

FICHA TÉCNICA:
ESPANHA 1 X 0 PORTUGAL

Estádio: Green Point, na Cidade do Cabo (AFS)
Data/hora: 29/06/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Hector Baldassi (ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernan Maidana (ARG)
Cartões amarelos: Xabi Alonso (ESP)
Cartões vermelhos: Ricardo Costa - 43/2ºT (POR)
GOLS: David Villa, 17'/2ºT (1-0)
ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Marchena - 47/2ºT), Xavi e Iniesta; David Villa e Fernando Torres (Fernando Llorente - 13/2ºT)
Ténico: Vicente del Bosque
PORTUGAL: Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho , Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pepe (Pedro Mendes - 28/2ºT), Tiago Mendes, Raul Meireles e Simão Sabrosa; Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Danny - 13/2ºT)
Técnico: Carlos Queiroz

Foto: Getty Images
http://www.lancenet.com.br/

4 comentários:

  1. Roberto ,
    que joguinho amarrado, velho !
    Esse tecnico de portugal é um retranqueiro , medroso !

    he timinho mais ou menos !
    E o tal de Cristiano Ronaldo , um mascarado , o cara só fica fazendo pose .

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  2. Francisco Portugal jogou um futebol muito fraco, a Espanha mereceu ganhar a vaga nas quartas e deve passar pelo Paraguai.Abraços

    ResponderExcluir
  3. Já que Portugal em campo não fez um trabalho suficiente para alcançar a vitória, a classificação da Espánha foi merecida.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Saudações amigo Mikael.
    A Fúria mereceu a classificação e deve chegar as Semi-finais.
    Roberto

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre