terça-feira, 16 de março de 2010

Edu Matos, que sofreu sete paradas cardíacas, ficará em estado vegetativo

As sete paradas cardíacas sofridas pelo jogador Edu Matos (a primeira delas ainda em campo, na partida contra o Porto, no dia 27 de janeiro, pelo Campeonato Pernambucano) deixaram sequelas profundas no atleta. É isso que aponta a ressonância magnética realizada no zagueiro do Araripina. O laudo do exame aponta lesões no cérebro que, segundo os médicos que atenderam Edu, o deixarão para sempre em estado vegetativo.

- Ele teve alta da UTI na sexta-feira e agora está na enfermaria. O quadro dele é estável, ou seja, todas as funções (respiratória, renal e cardíaca) funcionam normalmente. Mas, pelo grau de lesão que a ressonância apontou, vai ficar sequelado para o resto da vida. Edu não reconhece as pessoas que estão à volta dele, apesar de olhar. Ele não compactua com os estímulos que recebe. Infelizmente, é isso que tenho a dizer – afirma o Dr. José Gildo Monteiro, responsável pela unidade coronariana do Procape (Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco).

Segundo o médico, não há muita coisa a se fazer agora. Para Dr. Gildo, a fé pode ajudar muito mais Edu agora do que a medicina.

- Foi muito tempo com o cérebro sendo castigado. Foram sete paradas cardíacas. É pouco provável que ele consiga sair desse quadro vegetativo. A família tem muita fé em Deus e é muito unida. Pelo lado da ciência, há muito pouco a ser feito pelo estado em que ele se encontra. Infelizmente, só nos resta rezar.

Tristeza em Araripina
A cerca de 700km de Recife, os colegas de clube de Edu, assim que foram informados da situação do jogador, ficaram extremamente tristes. Segundo Evilásio Matheus, diretor de futebol do Araripina, o clima na equipe é de total consternação.

- A gente fica até sem chão. O que fazer agora? O clima é muito difícil. Todo dia, a gente tem feito orações. Desde o acontecido, temos dado o apoio necessário. Colocamos a família em uma casa próxima ao hospital. Daqui para a frente, continuaremos ajudando no que for preciso. Não temos apenas uma relação profissional com ele, mas também pessoal – conta.

Família tenta transferência

A família de Edu trata agora da transferência dele para Sergipe, de onde é natural. Assim, Edu poderá ficar mais perto de seus parentes e também da noiva, com que estava de casamento marcado para maio.

- Os parentes querem levá-lo para Sergipe e nós vamos ajudar. Temos que providenciar a maneira correta para que ele seja transportado. A proximidade com a família será boa para ele – diz o Dr. José Gildo Monteiro.
globoesporte.com

4 comentários:

  1. Saudações!
    Amigo ROBERTO, é triste e lamentável o que aconteceu com GRANDE esse atleta...que Deus o preteja em suas mãos!
    Excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Roberto muito triste essa situação.Acabou com a carreira do jogador.

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Lison...onde você andava...sentí muito sua falta.Um grande abraço.
    É lamentável o rumo que a carreira deste jogador tomou.Muito triste.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, acompanhei o caso desde o ínicio , todos os jogadores ajudaram, mas não
    teve jeito.Lamentável

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre