segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Banfield conquista título argentino pela primeira vez



Pela primeira vez em seus 113 anos, o Banfield é campeão argentino. Neste domingo, a equipe perdeu por 2 a 0 para o Boca Juniors, na Bombonera, mas garantiu o título do Torneio Apertura graças à derrota do Newell’s, pelo mesmo placar, para o San Lorenzo, em Rosário.

O Banfield terminou a competição com 41 pontos, dois a mais que o Newell’s. O clube da cidade Lomas de Zamora nunca havia conquistado um título na Primeira Divisão. O destaque da equipe é o atacante uruguaio Santiago Silva, ex-Corinthians, autor de 14 gols e artilheiro do torneio.

Além do primeiro e do segundo colocados do Apertura, Estudiantes, Vélez (campeão do Clausura), Lanús e Colón representarão a Argentina na Libertadores de 2010.

Assim, o possível adversário do Flamengo, campeão brasileiro, no Grupo 8 é o Colón, que ficou como "Argentina 5" e enfrentará o Universidad Catolica na pré-LIbertadores. O vencedor desse confronto cairá na chave do time de Andrade. Já o Internacional, que está no Grupo 5, pode ter como rival na chave o Newell's ("Argentina 6"), que fará repescagem com o Emelec.

O Estudiantes está no Grupo 3, o Lanús entra no Grupo 4, o Vélez ficará no Grupo 7 e o Banfield caiu no Grupo 6.
Para ver o time campeão, a torcida do Banfield sofreu na Bombonera. Logo aos sete minutos de jogo, Palermo fez 1 a 0 para o Boca Juniors, de pênalti. O gol acabou com o jejum do atacante, que estava há oito partidas sem balançar a rede e atingiu sua pior marca na carreira: 748 minutos sem fazer gols. Palermo ainda marcou o segundo, aos 14 da etapa final.

Em Rosário, o San Lorenzo acabou com as esperanças do Newell’s. Também aos sete, o time visitante teve um pênalti, mas Cristian González cobrou e o goleiro Sebastián Peratta pegou. Três minutos depois, o gol que acabou com o sonho dos donos da casa: Fabián Bordagaray recebeu de Pablo Migliore e bateu no ângulo esquerdo. Bordagaray fez o 2 a 0, aos 22 do segundo tempo.

Cerca de 4.500 torcedores do Banfield estiveram na Bombonera. Enquanto o jogo rolava em Buenos Aires, a torcida lotou o estádio Florencio Sola em Lomas de Zamora para ver a partida em telões.

A melhor colocação do clube na Primeira Divisão havia sido o segundo lugar em 1951 e 2005. O Banfield é o maior campeão da Segundona Argentina, com nove títulos.
GLOBOESPORTE.COM
Crédito: Agência/Reuters

Um comentário:

Obrigado!Volte Sempre