sábado, 31 de outubro de 2009

Ex-zagueiro da Seleção morre na miséria em Salvador



Morreu nesta sexta-feira em Salvador-BA o ex-zagueiro da Seleção Brasileira, Juvenal. Juvenal foi titular na Copa de 1950 no Brasil, quando a Seleção Brasileira foi derrotada para o Uruguai, no estádio do Maracanã. Do time titular da Seleção de 1950, Juvenal era o último vivo.

Aliás, de todos os jogadores que estiveram defendendo o Brasil naquela mitológica Copa, apenas Nilton Santos, que está doente no Rio de Janeiro-RJ e Nena, que está bem de saúde em Goiânia-GO, estão vivos.

Com 86 anos, Juvenal vinha vivendo em condição de miséria em Camaçari, na região de Salvador, abandonado por familiares e amigos. Residia em um pequeno cômodo, mas não queria ser ajudado por ninguém e morreu em causas não reveladas, embora estivesse já de algum tempo sem possibilidades de se locomover em razão de uma artrose no joelho.

Batizado Juvenal Amarijo, o ex-zagueiro iniciou a carreira no interior do Rio Grande do Sul, onde nasceu e jogou em times como Brasil de Pelotas-RS, Flamengo-RJ, Palmeiras, Bahia-BA e Ypiranga, que nos anos 1950 era forte no futebol baiano.

Na época da Copa, Juvenal defendia o Flamengo-RJ e, depois, transferiu-se para o Palmeiras, onde conquistou vários títulos e teve seu melhor momento na carreira.

“Ganhei o posto de titular da Seleção de 50 durante os treinos, em São Januário. Não voltei à Seleção Brasileira depois da Copa de 50. O único que foi à Copa de 54 foi o Bauer”, disse Juvenal no ano de 2000 em depoimento ao livro Dossiê 50, de Geneton Moraes Neto.

Fonte:Agência Futebol Interior
Foto:Arquivo

4 comentários:

  1. Infelizmente antigamente os jogadores não ganhavam como hoje em dia e alguns jogadores nem tão velhos, mas com fama estão em situação ruím. Dadá Maravilha a alguns anos passava por situação difícil, sendo que ele é um ídolo brasileiro.
    Os clubes, com excessão do São Paulo e de mais uma ou outra equipe, não dão valor a seus ídolos do passado....
    E o pessoal da Copa de 50 é muito desprezado infelizmente!

    Grande Abraço e parabéns pelo blog.
    Visite o meu também: http://futebolmeuamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário,você tem razão,um grande abraço,obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  3. Realmente os jogadores nã época não ganhavam o que os famosos ganham hoje,tudo era mais por amor a camiseta,com o passar do tempo muitos esquecem,.

    ResponderExcluir
  4. A divisão de pagamentos no futebol deveria ser completamente diferente. Na minha opinião o clube que contrata um determinado jogador deveria criar um seguro (caso tiver algum problema durante a carreira pelo clube) e todo jogador receber uma aposentadoria paga por cada clube donde atuou (de acordo aos anos que participo pela equipe). Tendo uma lei que regularize os salários, o exagero que se para por "algumas estrelinhas" poderia ser divida em pagamentos mais decentes para outros jogadores das divisões inferiores. Sou apaixonado por futebol, porem, detesto toda a parte da mafia de empresários, cartolas etc, e que fazem do futebol uma podridão que alimenta o interesse de alguns poucos mafiosos.

    Se existisse uma lei de aposentadoria para jogadores, não teríamos as injustiças do Juvenal e de outros jogadores de atualidade, que algum um dia podem passar pelo mesmo.

    Salários vem menores para alguns, porem aposentadoria digna para todos os jogadores de primeira divisão.

    Atentamente

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre