quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Chelsea vence o Monterrey e encara Corinthians na final


Não houve zebras na semifinal do Mundial de Clubes. Favorito absoluto à vaga na decisão, o Chelsea venceu facilmente o Monterrey por 3 a 1 nesta quinta-feira, em Yokohama, e se credenciou a disputar o título no domingo diante do Corinthians, que passou pelo Al Ahly (1 a 0) na quarta. Os espanhóis Juan Mata e Fernando Torres abriram caminho para a vitória do clube inglês, enquanto o mexicano Chávez fez contra. No fim, De Nigris marcou o gol de honra.

O Chelsea dominou totalmente o início do jogo até abrir o placar com Mata, após bela jogada de Oscar e Ashley Cole. Depois, diminuiu o ritmo e viu o Monterrey crescer na partida. No segundo tempo, porém, dois gols em cinco minutos liquidaram a fatura. Jogadores do Corinthians acompanharam o jogo e deixaram o estádio faltando poucos minutos para o apito final, sem ver o gol mexicano.
A grande final está marcada para as 8h30 (de Brasília) deste domingo, também no Nissan Stadium, em Yokohama.

O jogo

O Chelsea surpreendeu em sua escalação com o zagueiro brasileiro David Luiz atuando como volante, deixando Ramires no banco. O time inglês tomou o controle da partida logo no início, com muitas trocas de passes e marcação agressiva no campo de ataque, enquanto o Monterrey se postava com dez atletas atrás da linha da bola. Aos 3min, David Luiz recebeu de Oscar e arriscou de longe, para fora.

Mostrando-se à vontade na nova função, David Luiz acertou lindo passe para Hazard aos 5min, mas o meia belga bateu para fora cara a cara com o goleiro Orozco. Quatro minutos depois, Hazard driblou dois mexicanos pela esquerda e cruzou para Oscar, que dominou mal e permitiu a chegada da zaga rival.

O domínio era inteiro do Chelsea, que trocava passes à vontade e não deixava o Monterrey jogar. Aos 12min, Oscar correu para interceptar passe errado da defesa e quase marcou, mas Orozco saiu para salvar. Com 16min, enfim saiu o gol: Oscar deu passe de calcanhar para Ashley Cole pela esquerda, e o lateral encontrou Mata sozinho na área. O espanhol finalizou bem de pé esquerdo e balançou as redes.

Depois do 1 a 0, o Chelsea abandonou a marcação pressão e passou a apertar só a partir da intermediária. Foi a senha para o Monterrey entrar no jogo e mostrar que também tinha qualidade. Aos 26min, Cardozo se livrou do lateral Azpilicueta na ponta esquerda e cruzou para De Nigris, que se antecipou a Cech, mas cabeceou por cima.

Crescendo no jogo, o time mexicano trocava passes e apostava principalmente nas jogadas pelas pontas, já que os laterais do Chelsea frequentemente ficavam isolados em situações de 2 contra 1. O time inglês recuou e teve menos posse de bola no fim do primeiro tempo, mas o Monterrey não conseguiu nenhuma outra chance clara contra o gol de Cech.

O segundo tempo começou com o Chelsea em ritmo totalmente diferente. O time inglês acelerou seu jogo e abriu o placar logo com 17 segundos: Hazard fez ótima jogada pela esquerda e deixou para Torres, que bateu e contou com desvio na zaga para fazer 2 a 0. Três minutos depois, mais um: Torres deu belo passe para Mata, que cruzou rasteiro e viu o lateral Chávez desviar contra a própria meta.

Com três gols de vantagem, o Chelsea novamente tirou o pé e recuou a marcação. Mas o Monterrey parecia abalado com o início avassalador de segundo tempo do rival, e concedia cada vez mais espaço para os contra-ataques azuis. Com 17min, Benítez sacou David Luiz, que teve ótima atuação no meio-campo, para a entrada do veterano Lampard, recentemente recuperado de lesão.

Já praticamente definida, a partida seguiu em ritmo morno. O Chelsea gastava o tempo e via o Monterrey ameaçar pouco; aos 25min, Delgado tentou de fora da área, mas Cech pegou firme. Benítez trocou Mata e Torres por Paulo Ferreira e Victor Moses, aumentando o poder de marcação dos europeus. Já nos acréscimos, De Nigris escapou pela direita e bateu na saída de Cech para descontar, mas já não havia tempo para qualquer reação.

FICHA TÉCNICA

Chelsea 3 x 1 Monterrey

Gols
Chelsea: Mata, aos 16min do 1º tempo; Torres, aos 17s, e Chávez (contra), aos 3min do 2º tempo
Monterrey: De Nigris, aos 47min do 2º tempo

Chelsea: Cech; Azpilicueta, Cahill, Ivanovic e Ashley Cole; Mikel e David Luiz (Lampard); Mata (Paulo Ferreira), Oscar e Hazard; Torres (Moses). Técnico: Rafa Benítez

Monterrey: Orozco; Pérez (Osorio), Basanta, Mier e Chávez; Meza (Solís) e Ayoví; Corona, Delgado (Carreño) e Cardozo; De Nigris. Técnico: Victor Vucetich

Árbitro
Carlos Vera (Equador)

Local
Nissan Stadium, Yokohama (Japão)

Terra / http://esportes.terra.com.br/
Chelsea Football Club / http://www.chelseafc.com/

7 comentários:

  1. BOA TARDE, Para quem achava que a potência azul inglesa estava “morta”, desmotivada, viu um verdadeiro rolo compressor pra cima do Monterrey do México, que ficou encurralado em seu campo de defesa, totalmente estático. Vale lembrar que os meios-campistas Frank Lampard e o brasileiro Ramires estavam no banco de reservas, sendo que Ramires sequer foi colocado na partida pelo treinador Rafa Benítez, que parece não achar jogadores brasileiros tudo isso que pensam por aí. E ele está certíssimo.

    www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frank Lampard entrou no lugar do brasileiro David Luiz, apenas Oscar terminou em campo.Ramires e Lucas Piazón amargaram o banco de reservas. Vamos esperar na final quantos brasileiro vão está em campo.

      Muito obrigado pela visita fábio.
      Abraço
      Roberto Feitosa

      Excluir
  2. Roberto,

    confesso que fiquei preocupado vendo o jogo de hoje. Com certeza o Chelsea não veio passear.

    e se o timão jogar como na estreia, vai ser presa fácil.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Al Ahly merecia um resultado melhor, mais futebol é assim mesmo. O Chelsea mostrou mais empenho e dedicação do que o Timão.

      Valeu cleber!

      Excluir
  3. BOa tarde a todos,
    Vale lembrar que os meios-campistas Frank Lampard e o brasileiro Ramires estavam no banco de reservas, sendo que Ramires sequer foi colocado na partida pelo treinador Rafa Benítez, que parece não achar jogadores brasileiros tudo isso que pensam por aí. E ele está certíssimo.

    www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frank Lampard entrou no lugar do brasileiro David Luiz, apenas Oscar terminou em campo.Ramires e Lucas Piazón amargaram o banco de reservas. Vamos esperar na final quantos brasileiro vão está em campo.

      Muito obrigado pela visita fábio.
      Abraço
      Roberto Feitosa

      Excluir
  4. O Chelsea inscreveu jogadores de diversos países: Rep. Tcheca, sérvia, Inglaterra, Brasil, espanha, Nigéria, Bélgica, Portugal e Alemanha.

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre