sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Morre aos 74 anos o ex-goleiro Félix, campeão do mundo na Copa de 1970


O Fluminense está de luto. Faleceu na manhã desta sexta-feira, 24, o ex-goleiro Félix Mielli Venerando, ídolo da torcida tricolor e ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol campeã mundial de 1970. Ele estava internado no Hospital Vitória, em São Paulo, e morreu, aos 74 anos, vítima de pneumonia. Segundo boletim médico do hospital, Félix estava internado desde o último dia 18 de agosto, por conta de uma doença pulmonar obstrutiva crônica.

O clube decretou luto oficial de sete dias e todas as bandeiras do Tricolor devem ficar a meio mastro. No clássico deste sábado entre Fluminense e Vasco será respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-goleiro. Felix jogou 319 partidas pelo clube.

– O primeiro jogo que vi do Fluminense foi com o Félix no gol. O clube perde um de seus maiores ídolos, goleiro que foi referência para muitas gerações de torcedores. Ele ainda agarrava sem luvas, uma época romântica. Ele estava no time no início da Máquina Tricolor, um ídolo que honrou a camisa do Fluminense e a da Seleção Brasileira, titular do time que venceu a Copa do Mundo de 1970. Félix está eternizado na história do clube. Nos solidarizamos com a família, a quem enviamos nossos sentimentos – disse o presidente do Fluminense, Peter Siemsen.

Carreira no Fluminense

Félix chegou ao Fluminense em 1968, quando já tinha 30 anos. Quem pensava que sua carreira pudesse estar se encaminhando para o fim se enganou redondamente. O goleiro atuou por dez anos no clube e se tornou um dos mais vitoriosos da história tricolor. Ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 1970, os cariocas de 1969, 1971, 1973, 1975 e a Taça Guanabara de 1975.

A leveza de seus voos atrás dos chutes adversários lhe rendeu o apelido de “papel”. Mas sua principal característica era a forte personalidade. Frio, não se abalava com falhas e logo em seguida já estava fazendo grandes defesas novamente.

Pela Seleção Brasileira, o goleiro disputou 47 partidas. Representando o Fluminense, Félix foi convocado para a sua única Copa do Mundo, a de 1970, e foi o goleiro titular da campanha do tricampeonato mundial. Ele ainda conquistou os títulos da Copa Rio Branco, em 1967, e da Copa Roca de 1971.

Félix também está eternizado na nova Sala de Troféus do Fluminense. Sua história faz parte do painel de principais jogadores que defenderam o clube.

http://www.fluminense.com.br
Foto: Arquivo FFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre