quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Parabéns!!! Maranguape FC 14 anos de história.

O Maranguape Futebol Clube foi fundado em 17 de novembro de 1997, curiosamente no dia em que comemora-se a fundação do município, tendo data oficial de fundação da cidade em 17 de novembro de 1851. Filiou-se à Federação Cearense de Futebol em fevereiro de 1998 para disputar a 2ª divisão do campeonato cearense de futebol daquele ano, quando alcançou a 6ª colocação. O Maranguape Futebol Clube é a terceira equipe da cidade a ter participação em campeonatos estaduais. Todas tiveram nome de Maranguape. A tão almejada ascensão ocorreu apenas 3 anos depois, com a conquista do vice-campeonato em 2001.

Depois de 76 anos, a cidade de Maranguape volta a ter um representante na divisão principal: é o Maranguape Futebol Clube, 2° colocado da Segunda divisão de 2001. À partir daí, o time se manteve na elite durante três anos consecutivos.

Inclusive a sua melhor campanha em estaduais na 1ª divisão foi em 2002, ano em que o Maranguape já mostrou pra que veio e terminou a 1ª fase como líder isolado; mas no quadrangular final não se saiu bem, com 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas e acabou sendo eliminado. Mas, mesmo assim, o técnico Paulo Mauricio continuou empolgado, pois a equipe vinha com jogadores de destaques do interior como o meio-campo Pantera (ex-Uniclinic), Maurim (ex-Ferroviário), Claudeci, Rone, Odair, Nozinho, Reginaldo França (atual treinador do clube) e Adaílton. O objetivo de todos que faziam o Maranguape era levá-lo as primeiras colocações. O time que foi vice-campeão da segundona do estadual, no ano anterior, pretendia apenas ficar entre os cinco melhores do estado. Na 2ª fase, a equipe relaxou e não conseguiu a classificação. Já na 3ª fase disputada apenas por 6 equipes que tiveram melhores campanhas nas fases anteriores, o Gavião conseguiu a 2ª colocação, ficando atrás apenas do Ceará, com quem fez a final da 3ª fase em dois jogos(2 a 2 no Moraisão e 3 a 1 para o Ceará no estádio Presidente Vargas). Na classificação geral o Maranguape alcançou a 3ª posição, ficando atrás apenas do Ceará e Fortaleza, mas com o maior números de pontos e melhor ataque da competição.

Em 2003, o Gavião da Serra era um dos favoritos entre os clubes do interior. A equipe comandada por Flávio Araújo, conseguiu ser líder isolado mais uma vez do 1° turno, mas acabou perdendo em casa para o Ceará na semi-final por 2 a 0. Esse resultado acabou abalando o ânimo da equipe para o 2° turno, que ficou apenas na 6ª posicão. Mas, na classificação geral do campeonato o "Gavião da Serra" alcançou a 3ª posição, sendo até hoje a melhor colocação já alcançada pelo Maranguape em campeonatos cearenses da 1ª divisão. Em 2004, o elenco queria acabar com a estima de ser o terceiro colocado no Campeonato Cearense, e já almejava o tão sonhado título estadual, era esse o pensamento do Maranguape. O Time da Serra fez uma reformulação geral no seu elenco em relação ao que disputou a referida competição na temporada passada. No elenco, permaneceram alguns atletas conterrâneos e por este motivo, a diretoria teve que investir em contratações de jogadores de estados vizinhos. Mas o time não correspondeu as expectativas, e acabou a competição na lanterna do campeonato, voltando para a segundona.

Contudo, a equipe não se abalou e já no ano seguinte (2005), foi vice-campeão e voltou mais uma vez para disputar a 1ª divisão do campeonato cearense.

No ano de 2006, a equipe maranguapense fez uma campanha regular e conseguiu se manter terminando a competição em 6º lugar, garantindo a sua permanência na 1ª divisão do estadual; vale ressaltar que o Gavião não perdeu nenhuma partida no seu estádio e revelou o meia-campista Everton que fez belas atuações pela equipe serrana e depois se transferiu para grandes clubes brasileiros.

No ano de 2007 o Gavião foi rebaixado para a 2ª divisão, com uma apresentação não muito agradável. Na última rodada o time ainda com chances de permanecer na 1ª divisão, levou uma goleada para o Icasa em pleno estádio Moraisão, de 6x1, e acabou rebaixado para a tristeza de sua torcida, apesar de ter o artilheiro da competição, o atacante Carlos Alberto, com 14 gols marcados.

O que todos não esperavam era uma rápida ascensão da equipe , que em 2008 conseguiu pela terceira vez o vice-campeonato cearense da 2ª divisão, voltando a elite. O elenco conseguiu realizar um belo futebol, com ótimos jogadores. Alguns atletas se destacaram , como o goleiro Jonathan, os laterais Joãozinho e Teles, Non, João Neto e o artilheiro da equipe Danilo Pitbull. O time terminou em 6º na fase classificatória, e no hexagonal final, terminou em 1º. Ainda pela frente o Guarany de Sobral, para disputar o título. Já com a vaga garantida na série A, o time foi até Sobral tentar a vitória. Mas perdeu por 3 a 1, e em Maranguape com um show de sua torcida lhe incentivando, conseguiu reverter e com um gol no último minuto conseguiu vencer por 1 x 0, gol de Wilson. A partida foi para os pênaltis, e para a tristeza da torcida, o alvi-verde foi derrotado.

Em 2009, a diretoria montou um elenco que foi considerado o melhor que já passou por Maranguape, com jogadores que já foram ídolos no clube; o gavião da serra fez uma ótima campanha no estadual, tendo até destaque na imprensa nacional após a classificação para o quadrangular final do 1º turno, mas acabou sendo eliminado pelo Ferroviário no Castelão. No 2º turno o time caiu de produção, deixou se abater e no final do campeonato, perdeu a vaga no quadrangular para o Ferroviário e Guarany de Sobral. A equipe ficou na 5ª posição na classificação geral.

Os destaques do elenco do ano de 2009 eram: Danilo Pitbull o grande ídolo da torcida, Carlos Alberto que já havia sido artilheiro em 2007 pelo verdão, o experiente lateral-direito Sérgio, e os demais jogadores: Carlinhos, Netinho, Non, Joãozinho, Julinho, Paulinho e Jerson.

Já em 2010, o número de participantes do campeonato cearense subiu: em vez de 10, foram 12 clubes. Mas o Maranguape acabou outra vez sendo rebaixado para a segundona. O gavião passou quase todas as rodadas nas últimas colocações, brigando para não ser rebaixado. Na última rodada, a equipe foi rebaixada ao ser derrotada por 3 a 1 pelo Horizonte no Estádio Domingão. Com o resultado, o Maranguape ficou com o mesmo número de pontos e saldo de gols do Limoeiro, 10° colocado na competição, mas ficou em desvantagem no número de gols marcados, terminando na 11° posição, ficando à frente apenas do Boa Viagem.

TítulosEstaduais

    Vice-Campeão Cearense da Segunda Divisão: 3 vezes (2001, 2005 e 2008).

Participações em campeonatos cearenses

    1ª divisão: 2002, 2003 , 2004 , 2006 , 2007 , 2009 e 2010 .
    2ª divisão: 1998, 1999 , 2000, 2001 (vice) , 2005 (vice) , 2008 (vice) e 2011.
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre