domingo, 15 de agosto de 2010

Camisa celeste do Uruguai completa 100 anos

A famosa camisa azul celeste da seleção uruguaia de futebol completa neste domingo 100 anos de sua estreia como parte do uniforme oficial da equipe.
Logo em sua primeira partida, a camisa deu sorte ao Uruguai, que venceu a Argentina por 3 a 1 em partida disputada em Montevidéu.
A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) homenageará o centenário com a inauguração de uma placa no estádio de Belvedere, onde no dia 15 de agosto de 1910 a seleção uruguaia foi batizada como "Celeste".
Foi com a tradicional camisa que os uruguaios se tornaram uma das maiores potências do futebol mundial, conquistando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 e os títulos da Copas do Mundo de 1930 e 1950.
A escolha da cor da camisa surgiu durante a disputa da 6ª edição da Copa Lipton entre uruguaios e argentinos. Os visitantes anunciaram que jogariam de azul e branco, mesmas cores da bandeira do Uruguai. Com isso, os dirigentes locais decidiram adotar uma camisa parecida com a do River Plate uruguaio, que quatro meses antes havia vencido o Alumni, da Argentina.
Até passarem a utilizar a celeste, os uruguaios utilizaram diferentes cores, como a vermelha, e combinações, como listras verticais azuis e brancas, assim como a Argentina.
(EFE)
Foto: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre