sábado, 24 de julho de 2010

Mano Menezes aceita convite e é o novo técnico da seleção brasileira

Depois de a CBF não ter conseguido fechar com Muricy Ramalho, a seleção brasileira já tem novo treinador. Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, o técnico Mano Menezes anunciou que aceitou o convite feito pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira, para comandar o time nacional.
Dessa forma, o técnico deixa o comando do Corinthians, onde trabalha desde o inicio de 2008, e terá de fazer sua primeira convocação já nessa segunda-feira, em uma lista que deve contar com a maioria dos jogadores atuando no Brasil. Eles serão chamados para o amistoso contra os Estados Unidos no dia 10 de agosto, em Nova Jersey.
"Tive uma conversa com o Ricardo Teixeira e ele me expôs o que a CBF planeja, quais são os projetos para a seleção. Fiz questionamentos importantes para que pudesse encaminhar uma opinião oficial. Eu aceito o convite que ele me fez, e a partir de agora vou começar a resolver o encaminhamento de todas as outras que envolvem isso. Para todo o Brasil eu digo que aceito o convite", disse Mano Menezes.
Até a confirmação do treinador corintiano, a CBF viu uma novela para conseguir um novo comandante para a seleção. Depois de demitir Dunga após o fracasso na Copa do Mundo da África do Sul, muitos nomes foram ventilados até que, nesta sexta-feira, Ricardo Teixeira se reuniu com Muricy Ramalho para convidá-lo para o cargo.
O que ninguém esperava era que o Fluminense não liberaria o treinador. O clube confirmou no final da tarde que o técnico seguiria no clube. Poucas horas depois, a CBF anunciou que havia feito um novo convite, agora para Mano Menezes, ficando à espera da resposta do gaúcho, que veio neste sábado.
O técnico assume a seleção brasileira para comandar o novo ciclo que culminará com a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Uma de suas maiores missões será fazer uma ampla renovação no time, principalmente com jovens jogadores. O próprio presidente da CBF já havia dito, logo após o fracasso no Mundial sul-africano, que esse seria o maior objetivo do novo comandante.
“Eu chego para ser o técnico da seleção com muito orgulho. A maioria dos técnicos gostaria de estar no meu lugar, isso dá uma ideia sobre a importância. Eu vim escrevendo uma trajetória que esperava terminar na seleção e foi mais rápido do que eu esperava. Eu tenho por linha aceitar convites importantes. Projeção cada vez mais importantes, mais grandiosas e esta é a mais grandiosa de todas”, completou o treinador na rápida entrevista.

O histórico de Mano Menezes

Luis Antônio Venker de Menezes nasceu em 11 de junho de 1962 e não teve sucesso como jogador de futebol, atuando apenas em times amadores do Rio de Grande do Sul. Começou sua carreira como técnico em 1997, pelo Guarani de Venâncio Aires, e conquistou seu primeiro título em 2002, quando foi campeão gaúcho pelo Brasil de Pelotas.

Após comandar outros times pequenos, Mano Menezes assumiu o Grêmio em 2005 em sua primeira grande equipe, depois de boa passagem pelo Caxias. Logo em seu ano de estreia pelo time de Porto Alegre, conduziu a equipe de volta à Primeira Divisão do futebol nacional conquistando a Série B do Campeonato Brasileiro.
No ano seguinte, ficou com o vice-campeonato da Copa Libertadores depois de perder a final para o Boca Juniors da Argentina. Pelo Grêmio, ainda conquistou os Campeonatos Gaúchos de 2006 e 2007 antes de ir para o Corinthians e reencontrar a Segunda Divisão.
Comandando a equipe do Parque São Jorge, mais uma vez conquistou a Série B do Brasileirão, agora em 2008. Já em 2009, levou o Corinthians aos títulos do Paulista e da Copa da Brasil. A maior decepção no time paulista veio em 2010, com a eliminação nas oitavas de final da Libertadores para o Flamengo no ano do centenário.
Foto: Ricardo Nogueira/Folha Imagem
UOL Esporte

2 comentários:

Obrigado!Volte Sempre