sábado, 5 de junho de 2010

Rio Branco após 24 anos é campeão capixaba de futebol

Acabou o sofrimento. O torcedor capa-preta pode comemorar. Após empatar em 0 a 0 com o Vitória neste sábado (05), no Engenheiro Araripe, o Rio Branco volta a ser campeão Capixaba depois de 24 anos na fila. O time capa-preta vai disputar agora a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2011.

Como o título do campeonato estava em jogo, as duas equipes começaram a partida se estudando. O primeiro lance de perigo real foi do Vitória. Aos 18 minutos Luciano cruzou para a área, e sozinho, Jocimar cabeceou para Walter defender. Precisando de vencer, o alvianil começou indo para cima mesmo com uma equipe defensiva.

Apenas alguns minutos depois chegar com perigo na área do Rio Branco, o Vitória voltou a assustar. Leandro de dentro da área obrigou Walter a fazer mais uma grande defesa. Um pouco acuado, o capa-preta só conseguiu chegar aos 25 minutos de jogo. Johnatan cruzou duas vezes, e depois de Leandro afastar, Evandro chutou para fora.

O Vitória era melhor nesse primeiro tempo, mas o Rio Branco acordou a tempo de equilibrar a partida. Evandro recebeu grande bola na entrada da área do alvianil, chutou para o gol, mas Reinaldo defendeu. Minutos depois, o atacante capa-preta teve mais uma chance, mas o goleiro do Vitória foi feliz novamente.

Já no final da etapa inicial, o Rio Branco teve uma última chance. Hélder fez boa jogada e chutou com perigo para Reinaldo defender. As equipes não conseguiram marcar no primeiro tempo, o que já era suficiente para o capa-preta ser campeão.

Na fase final, as equipes voltaram determinadas a levantar a taça de campeão. Logo no primeiro minuto de jogo, Wallace achou Vitinho na área. O camisa nove chutou fraco e Walter defendeu. No contra-ataque, Reinaldo fez uma grande defesa em um chute de Hélder.

Em um ritmo alucinante, aos dez minutos Gugu tocou para Jocimar, que chutou fraco para o gol. No lance seguinte, a polêmica do jogo surgiu. Em cobrança de escanteio, Leandro mandou para o gol e Walter tirou em cima da linha. Os jogadores do Vitória reclamaram muito com o árbitro Antônio Buaiz que a bola teria entrado. O juiz mandou o jogo seguir.

Nessa altura do jogo, o Rio Branco se preocupava em não tomar gol, e o Vitória já estava ficando nervoso. Aos 34 minutos Breda, no único instante que ainda podia impedir o gol alvianil foi preciso e cortou o ataque do time da capital.

No restante do jogo, as equipes não criaram mais chances claras de gol. Perto de quebrar o tabu, o Rio Branco jogava com o coração na ponta das chuteiras e tentava conter o nervosismo. Já o Vitória foi prejudicado com a expulsão de Nem aos 44 minutos de jogo, e ficou sem forças para superar a defesa capa-preta.

Antes do jogo acabar, o técnico do Rio Branco, Dé, passou mal e teve que ser atendido pela equipe médica presente no estádio. A emoção do treinador deve ter sido tão grande quanto a dos seus torcedores, que depois de 24 anos voltaram a gritar é campeão.

Ficha Técnica:

RIO BRANCO 0 X 0 VITÓRIA

Campeonato Capixaba 2010 (Finais - jogo de ida)
Data: 05 de junho de 2010
Horário: 15 horas
Estádio: Engenheiro Araripe (Cariacica)
Árbitro: Antônio Buaiz Filho
Cartões Amarelos: Luciano (VIT), Breda (RBAC), Nem (VIT)
Cartões Vermelhos: Nem (VIT)
Público: 8.552 pagantes (9.578 presentes)
Renda: R$ 139.655,00 reais

Vitória: Reinaldo; Yomísio, Nen, Leandro e Wallace; Diogo, Siller (Euller), Luciano (Oliveira), Gugu (Amaral); Vitinho e Jocimar.
Técnico: Fábio Henrique

Rio Branco: Walter; Johnatan, Wedson Pipoca, Breda (Léo) e Hélder; Aílson, Gil Baiano, Ronicley e Caio; Emílio (Bruno) e Evandro (Juca).
Técnico: Dé Aranha
GazetaEsportes.com
Foto: Gabriel Lordêllo/A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre