domingo, 4 de outubro de 2009

Evo Morales joga futebol para defender disputas na altitude

LA PAZ (Reuters) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, disputou uma partida de futebol na região de Oruro, no altiplano boliviano, no reinício da campanha para que a Fifa não ratifique o veto a jogos disputados em altitude superior a 2.750 metros acima do nível do mar.
O jogo, entre o combinado presidencial e antigos astros do futebol boliviano, foi disputado no vilarejo de Orinoca, a 3.800 metros de altitude, onde Morales nasceu há 49 anos.
Em dezembro de 2007 a Fifa anunciou a proibição de jogos na altitude, mas essa medida foi temporariamente suspensa em maio do ano passado.
No entanto, em uma reunião realizada no começo de 2009, a Comissão Médica da Fifa decidiu confirmar a proibição de partidas na altitude, e no próximo encontro da entidade, em outubro, recomendaria aos representantes de suas 208 federações associadas um período de aclimatação de, pelo menos, duas semanas antes da partida.
Diante disto, a Bolívia relançou a campanha contra a proibição de jogos na altitude que, entre outras coisas, inclui diversos estudos médicos.
Um desses estudos concluiu que chegar perto da hora de realização da partida, disputá-la e logo depois deixar o local diminui os efeitos da altitude.
"Vim jogar aqui para mostrar à Fifa que o futebol se pratica onde se vive, portanto, nenhuma organização internacional pode proibir isto de acontecer", disse Morales antes de começar a partida.
A proibição da Fifa não afetaria apenas o estádio Hernando Siles, na capital boliviana, localizado aos 3.600 metros de altitude, como também o estádio Atahualpa de Quito, 2.850 metros acima do nível do mar e a sede do clube peruano Cienciano, que está a mais de 3.400 metros de altura.

2 comentários:

  1. Não sei se isso muda alguma coisa pois, afinal de contas, a questão da altitude acaba sendo um fator de desequilibrio em partidas contra equipes de outros países que não tem esse condição climática.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentário Marcus.Estou seguindo seu Blog.

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre