segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Nigéria é tri da Copa Africana e garante última vaga da Copa das Confederações

A Nigéria conquistou na tarde deste domingo seu terceiro título da Copa Africana de Nações. Em partida realizada no Estádio Soccer City, na África do Sul,  a equipe venceu Burkina Fasso por 1 a 0, com direito a um golaço de Mbah aos 39 minutos do primeiro tempo.

O título garantiu à Nigéria a última vaga da Copa das Confederações, que será realizada em junho, no Brasil. Os africanos entrarão no grupo que conta com Espanha, Uruguai e Tahiti, seleção com a qual farão a estreia na competição, no dia 17 de junho, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Os nigerianos voltaram a ser campeões da CAN após 19 anos - o último título havia sido em 1994, quando a seleção bateu a Zâmbia por 2 a 1, no torneio disputado na Tunísia. A outra conquista foi em 1980, em casa, com uma vitória por 3 a 0 sobre a Argélia.

Na história, o confronto deste domingo foi o 12º entre Nigéria e Burkina Fasso. Os nigerianos venceram oito e empataram quatro contra os rivais que disputaram sua primeira decisão da Copa Africana. Antes, o melhor resultado havia sido um quarto lugar, em 1998.

Desde o começo a Nigéria cumpriu o favoritismo contra o adversário e partiu para o ataque, criando as chances com mais perigo, especialmente nos pés de Moses, do Chelsea, e Ideye. As tentativas, porém, não eram convertidas em gol e a partida seguiu empatada por 0 a 0 até quase o fim do primeiro tempo.

Foi então que Mbah entrou em ação para o lance mais bonito da partida. Ele pegou a sobra de bola na entrada da área, deu um lindo chapéu no zagueiro e bateu forte, pega sobra de bola na entrada da área, se livra do zagueiro e bateu forte, no canto esquerdo do goleiro Diakité.

No segundo tempo, pelo menos nos dez minutos iniciais, Burkina Fasso só se defendeu, e viu os nigerianos criaram algumas chances de perigo, mais uma vez com Moses e Ideye.

Em vantagem no placar, a equipe de verde parecia confortável com o resultado e evitava expor sua defesa a contragolpes. Foi em um desses, aliás, só que a favor, que a Nigéria quase ampliou o marcador. Moses tocou para Musa dentro na área, mas o jogador escorregou na hora do chute e perdeu a chance clara.

Logo na sequência, aos 28 minutos, Burkina, enfim, conseguiu sua primeira chegada perigosa ao gol de Eneyama. Sanou invadiu a área pelo lado direito, em velocidade, e bateu cruzado. O goleiro conseguiu um leve desvio e mandou a bola para escanteio.

Sem muito sucesso, Burkina Fasso tentou pressionar os adversários nos minutos que restavam em busca do empate. Mas a Nigéria se defendeu bem e por duas vezes esteve perto de fazer o segundo. E foi assim que a Copa Africana de Nações 2013 terminou. Nigerianos comemorando o terceiro título da história, enquanto a seleção de Burkina se lamentava após sua primeira decisão.

UOL / http://copadomundo.uol.com.br/
Foto: Reprodução / Kick Off

Um comentário:

  1. Woah! I'm really digging the template/theme of this blog. It's simple, yet effective.
    A lot of times it's difficult to get that "perfect balance" between user friendliness and visual appeal. I must say that you've done a
    excellent job with this. Also, the blog loads extremely quick for me
    on Opera. Superb Blog!

    Feel free to visit my site cash advance loans on line
    My page - read what she said

    ResponderExcluir

Obrigado!Volte Sempre