terça-feira, 20 de março de 2012

Messi se torna maior artilheiro do Barça


Mais que a vitória do Barcelona, a noite no Camp Nou foi de comemoração pelos recordes de Lionel Messi. Primeiro, ao se tornar o maior artilheiro da história do Barcelona, ultrapassando César Sánchez, com 234 gols. Depois, por também alcançar a maior marca em uma só temporada do futebol espanhol, com 54 tentos, mesmo com um bom número de partidas por vir. Diante do hat-trick histórico do camisa 10, o triunfo por 5 a 3 sobre o Granada foi mero formalismo, mesmo que ameaçado em alguns momentos da partida.

Guardiola prezou pela rotação do time titular, deixando Andrés Iniesta, Cesc Fàbregas e Sergio Busquets no banco e entrando com Thiago Alcântara, Seydou Keita e Isaac Cuenca no 11 inicial. Nem as alterações tiraram o poder do Barça, que abriu o marcador já aos três minutos de bola rolando. Cuenca cruzou da esquerda, Lionel Messi ajeitou de cabeça e Xavi apareceu no meio da área para arrematar, de primeira.

Diante do óbvio controle dos culés, Messi teve sua primeira oportunidade de gol aos dez minutos. O argentino recebeu passe na meia-lua e finalizou rasteiro, para defesa do goleiro Júlio César. O camisa 10 precisou esperar apenas de mais seis minutos para chegar à marca de César Sánchez. Cuenca fez outra boa jogada pela esquerda e cruzou para desvio da defesa. Na sobra, Messi bateu de primeira e a bola ainda triscou na trave antes de entrar.

O baile do Barcelona seguia, com o Granada protegendo o entorno de sua área. Aos 24 minutos, Cuenca serviria Alexis Sánchez, que soltou a bomba por cima do travessão. A continuidade do primeiro tempo, contudo, foi bastante morna. Os rojiblancos seguiram empenhados na defesa até o intervalo. Na melhor jogada blaugrana, Messi foi lançado em profundidade e ia sair sozinho em direção ao gol, mas Júlio César saiu da área e isolou a bola.

Na volta do intervalo, o Barcelona seguia sem objetividade em seu campo ofensivo, sem concluir a gol. E teve que pagar a conta por sua falta de efetividade aos sete minutos. Carlos Martins cobrou falta pelo lado direito e, nas costas de Gerard Piqué, Diego Mainz subiu para cabecear, marcando o primeiro gol do Granada.

Cinco minutos depois, mais uma punição ao Barça, com o empate dos rojiblancos. Dani Alves cometeu pênalti sobre Dani Benítez na lateral da área. E Guilherme Siqueira não falhou na cobrança, deslocando Víctor Valdés. Tentando retomar o controle da partida, os catalães subiram ao ataque na sede de marcar aos 20 minutos, com Xavi concluindo ao lado do gol. No minuto seguinte, novo susto do Granada, agora com Ikechukwu Uche atirando por cima da meta.

Aos 23 minutos, enfim, Messi quebrou o recorde de gols do Barcelona e, mais importante naquele momento, deixou sua equipe novamente em vantagem no placar. Daniel Alves inverteu o jogo e, em posição duvidosa, o camisa 10 ficou sozinho com Júlio César, dando um leve toque de cobertura sobre o goleiro.

Apesar da coragem do Granada, os blaugranas enterraram as esperanças dos adversários aos 36 minutos. Iniesta enfiou a bola para Messi, que, mesmo sem ângulo, resolveu arrematar para o gol. Júlio César espalmou o chute, mas nada pôde fazer quando Cristian Tello pegou o rebote.

E o hat-trick de Lionel Messi completou-se três minutos depois. Daniel Alves deixou o argentino de cara para o gol e, após driblar Júlio César, ele tocou para as redes vazias. Ainda haveria tempo para o Granada diminuir novamente, outra vez em pênalti comentido por Daniel Alves, que acabou expulso. Guilherme Siqueira resolveu trocar o canto e, de cavadinha, enganou Valdés. Com a vitória, o Barça fica a cinco pontos de distância no topo da Liga para o líder Real Madrid, que entra em campo na quarta-feira, quando pega o Villarreal.

Trivela
Foto: Divulgação / http://www.fcbarcelona.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre