sábado, 17 de julho de 2010

AZ derrota Anderlecht e conquista torneio amistoso na Alemanha

O AZ Alkmaar conquistou neste sábado a ETL-Dom Cup, torneio amistoso disputado na cidade alemã de Colônia. Os holandeses derrotaram o Anderlecht, da Bélgica, por 2x1, com gols de Von Elm e Sidvarsson para o AZ, enquanto Chatelle descontou para os belgas.
Jonathas(ex-Cruzeiro) é o único brasileiro no time Holandês.
Na disputa do terceiro lugar, o Köln venceu os turcos do Fenerbahçe por 5x2. Sebastian Freis (2), Taner Yalçin (2) e Reinhold Tabo anotaram os gols dos alemães, enquanto o brasileiro Deivid e o tcheco Stoch descontaram para os turcos.
 trivela.com

Estatísticas e curiosidades da Copa do Mundo de 2010

Período: 11 de junho a 11 de julho de 2010

Total de jogos: 64
Gols marcados: 145

Média de gols: 2,26

Artilheiros: Thomas Mueller (Alemanha), David Villa (Espanha), Wesley Sneijder (Holanda) e Diego Forlán (Uruguai) 05 gols

Público total: 3,18 milhões
Média de público: 49.687 pessoas
Mais estatisticas e curiosidades

18.449 voluntários, o mais velho entre eles com 80 anos de idade, tiveram um papel fundamental no sucesso da primeira Copa do Mundo da FIFA realizada na África.

669 tentativas de passe foram feitas por Xavi durante o torneio, 104 a mais do que o seu concorrente mais próximo, Bastian Schweinsteiger. Xavi também alcançou o segundo maior número de cruzamentos, um total de 42, atrás apenas de Diego Forlán, com 50.

559 minutos sem sofrer gol foi o tempo que permitiu à Suíça estabelecer o novo recorde da Copa do Mundo da FIFA. Os suíços ultrapassaram a marca anterior da Itália, de 550 minutos.

261 faltas foram cometidas na África do Sul 2010, uma redução significativa em relação à Alemanha 2006 (346). O resultado disso é que o número de expulsões também diminuiu consideravelmente: apenas 17 cartões vermelhos contra 26 de quatro anos atrás.

117 minutos foi o tempo de que Andrés Iniesta precisou para marcar o dramático gol da vitória contra a Holanda, o período mais longo para a definição do placar em finais da Copa do Mundo da FIFA.

39 anos e 330 dias fizeram de David James o jogador mais velho do torneio sul-africano. O detentor dos títulos de mais velho jogador de linha e mais velho jogador a marcar um gol foi o mexicano Cuauhtémoc Blanco, com 37 anos e 156 dias. Christian Eriksen, da Dinamarca, foi o jogador mais jovem na África do Sul, com 18 anos e 120 dias.

31 arrancadas deram ao espanhol Sergio Ramos a condição de maior driblador do torneio, à frente de candidatos mais prováveis como Lukas Podolski (27), Andrés Iniesta (26), David Villa e Lionel Messi (ambos com 25).

22 tentos assinalados no Estádio Green Point deram à arena da Cidade do Cabo a primeira posição entre as dez sedes da África do Sul. O Soccer City, de Johanesburgo, que teve as suas redes balançadas 20 vezes, ficou em segundo lugar.

22 jogadores foram utilizados pela Alemanha ao longo do torneio, o maior número entre todas as equipes. Em contrapartida, os selecionados da Eslovênia, Nova Zelândia e Coreia do Norte colocaram em campo apenas 15 atletas.

19 faltas fizeram de Keisuke Honda, do Japão, o improvável líder de infrações cometidas na competição. Os finalistas Sergio Ramos e Mark van Bommel ficaram logo atrás, com 17 cada um.

14 gols em Copas do Mundo da FIFA foi a marca alcançada por Miroslav Klose, deixando o atacante da Alemanha somente um gol atrás do recordista Ronaldo. Klose agora divide a segunda posição com Gerd Müller.

14 cartões amarelos e um vermelho foram distribuídos na acirrada final entre Holanda e Espanha, mais que o dobro do recorde anterior de uma decisão de Mundial, estabelecido em 1986, quando a Argentina e a Alemanha Ocidental somaram seis cartões.

12 gols foram marcados por jogadores do Bayern de Munique durante a África do Sul 2010, tornando o clube da Bavária o melhor representante na artilharia do torneio. A Inter de Milão, que vencera o time alemão na final da Liga dos Campeões da UEFA deste ano, ficou em segundo lugar com nove gols, enquanto que os jogadores do Atlético de Madri balançaram as redes oito vezes. O Campeonato Espanhol dominou a contagem geral, com os seus jogadores assinalando 29 tentos contra 21 dos atletas da Bundesliga. Na terceira posição ficou a Série A italiana, com 16, seguida pelo Campeonato Inglês, com 12.

8 países possuem agora pelo menos um título da Copa do Mundo da FIFA, depois que a Espanha se juntou ao clube de elite. A Furia tornou-se a primeira seleção a conquistar o Mundial depois de uma derrota no jogo de estreia e a primeira da Europa a erguer a taça fora do próprio continente.

6 edições da Copa do Mundo da FIFA como técnico foi a nova marca estabelecida por Carlos Alberto Parreira, que, ao comandar a sua quinta equipe na competição, também quebrou o recorde de quatro que dividia com Bora Milutinovic.

6 seleções europeias alcançaram as oitavas de final na África do Sul 2010, mas somente três chegaram às quartas — o pior número do Velho Continente. Entretanto, enquanto os cinco representantes sul-americanos passaram aos mata-matas, quatro como primeiros nos seus respectivos grupos, a final foi mais uma vez decidida por selecionados europeus.

3 jogadores — David Villa, Andrés Iniesta e Carles Puyol — marcaram todos os gols da Espanha na África do Sul 2010. Antes disso, nenhuma equipe jamais conquistara a Copa do Mundo da FIFA com menos de quatro goleadores diferentes. Os oito gols assinalados pelo selecionado espanhol marcam a menor contagem entre todos os campeões da competição.

3 irmãos em um mesmo plantel foi outra marca inédita ocorrida na África do Sul 2010. Jerry, Jhony e Wilson Palacios entraram para a história graças à inclusão dos seus nomes na lista dos 23 jogadores de Honduras.

3 assistências foram dadas por Kaká, Thomas Müller, Bastian Schweinsteiger, Dirk Kuyt e Mesut Özil, fazendo destes cinco atletas os criadores mais eficazes do torneio.

2 finalistas da edição anterior da Copa do Mundo da FIFA, a França e a Itália, foram eliminados na fase de grupos pela primeira vez na história. O único fracasso semelhante aconteceu em 1966, quando a Tchecoslováquia sequer se classificou e o Brasil, então campeão, não passou da primeira fase.

2 empates e uma derrota nos três jogos da fase de grupos fizeram do desempenho da Itália na África do Sul o pior da sua história em Mundiais. Os italianos jamais haviam participado da competição sem terem conquistado ao menos uma vitória. A última colocação no grupo também foi um fato inédito. A equipe de Marcello Lippi continua sem vencer em 2010.

2 minutos e 39 segundos foi o tempo que Thomas Müller levou para assinalar o gol mais rápido do torneio na vitória por 4 a 0 da Alemanha sobre a Argentina.

1 selecionado terminou o torneio invicto: o da Nova Zelândia. A inesperada marca foi alcançada quando a série de 14 vitórias seguidas da Holanda durante as eliminatórias e a Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 foi quebrada na grande final em Johanesburgo.

Pela primeira vez na história a Seleção anfitriã (África do Sul) não passa da 1ª fase.

A Espanha ficou com o Prêmio FIFA Fair Play
www.campeoesdofutebol.com.br

Clubes jogarão amistoso para uma campanha contra a violência às mulheres

O Atlético de Madrid e o Betis farão um amistoso no próximo sábado, 24 de julho, em Sevilha, para ajudar em uma campanha contra a violência às mulheres.
Como parte da iniciativa do Ministério da Igualdade espanhol, cujo mote é "dê cartão vermelho ao agressor", os dirigentes dos dois clubes mostram-se orgulhosos de fazer parte da campanha.
"Estamos felizes em fazer parte desta campanha, e desde nossa fundação, o Atlético sempre colaborou com essas iniciativas, tanto com o time masculino como com o feminino", disse o vice-presidente colchonero, Lázaro Albarracín.
O dirigente do clube madrilhenho também falou sobre o rival no amistoso: "desejo que o Real Betis consiga o acesso à primeira divisão nesta temporada, retornando ao lugar de onde nunca deveria ter saído".
Já o treinador do Betis, Pepe Mel, disse que a primeira proposta para o amistoso, bem no início da pré-temporada, não agradou, mas como se trata de uma campanha de cunho social, acabou cedendo. "Nós jogaremos andando, enquanto os atleticanos estarão correndo", disse o treinador.
Um dos novos gestores do Betis, Joaquín Díaz, disse esperar que o "amistoso sirva como ferramenta de conscientização para todos os cidadãos, torcedores do Betis ou não, para lutar contra este mal".
Trivela
Arte: http://www.clubatleticodemadrid.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Irmão do goleiro Bruno é preso no Piauí acusado de estupro

Em menos de uma semana, o gari Rodrigo Fernandes, 24 anos, irmão do goleiro Bruno, do Flamengo, passou de coadjuvante na trágica história do irmão, acusado de assassinato da ex-amante Eliza Samudio, para ser ator principal de sua história no submundo do crime. Rodrigo é acusado de estuprar uma ex-namorada e foi preso nesta quinta-feira pelo crime, no município de Campo Maior, distante 84 km de Teresina, capital do Piauí. O detalhe que é Rodrigo ao ser preso usava uma camisa de goleiro do irmão.

A prisão do irmão de Bruno aconteceu por volta das 20h. Uma equipe de policiais da Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO), espécie de grupo de elite da Polícia Civil do Piauí, chegou até a casa de Rodrigo, localizada na periferia de Campo Maior, levando-o para Teresina. Antes, o irmão do goleiro do Flamengo foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Centro de Teresina, para exame de corpo de delito.

A prisão foi comandada pelo delegado Rodrigo Melo, integrante da CICO, que não quis falar com a imprensa. Entretanto, ele informou que a prisão foi motivada pela Justiça do Maranhão por intermédio de mandado de prisão preventiva.
A ex-namorada de Rodrigo é uma professora de 32 anos que reside em Coroatá (MA), cidade separada apenas pelo rio Parnaíba da capital piauiense. Essa semana, ela esteve em todas as emissoras de TV do Piauí denunciando o abuso sexual. De acordo com a professora, Rodrigo a ameaçou com uma faca e a violentou sexualmente. O crime teria acontecido em Coroatá, há dois anos. A vítima disse que o agressor contou que já tinha matado e roubado e que a mataria se ela o denunciasse. À época, o irmão de Bruno chegou a ficar preso por dois dias. A investigação policial não confirmou o caso como estupro.

A professora falou para imprensa local que fica traumatizada toda vez que lê ou assiste a alguma notícia sobre o caso Eliza Samudio. Rodrigo também foi preso em Teresina,em 2008, acusado de roubar um celular. Ele nega o roubo e diz que seu envolvimento foi motivado por má companhia, mesmo motivo que ele alega para a participação do Bruno no caso Eliza.

Já a esposa de Rodrigo, a dona de casa Alexandra Fernandes, estava com o celular do marido e atendeu a imprensa local. Segundo ela os policiais apenas chegaram em sua residência e o levaram.

- Eles não falavam nada, apenas o levaram mostrando um papel (possivelmente o mandado de prisão) - declarou.
Foto: Fábio Carvalho
João Henrique Bezerra, especial para o LANCENET!

Jogador Juvenil é assasinado na Colômbia

O jogador colombiano juvenil do Cúcuta Deportivo, Alexis Peñaranda, que tinha desaparecido no último sábado, foi encontrado morto dia 14.

O zagueiro central que vinha disputando o Campeonato Interclubes Sub´19, apareceu com dois tiros em uma estrada que conduz a capital do norte de Santander.

Peñaranda, tinha um 1.82m de altura e 78 quilos de peso.

O treinador do Sub'19, Caesar Sánchez, disse Peñaranda tinha um grande futuro.

O Site do Clube divulgou em espanhol uma nota de condolências a família do jogador

"La corporación Nuevo Cúcuta Deportivo  lamenta el sensible fallecimiento  del  jugador Alexis Arturo peñaranda,  cuyos derechos deportivos pertenecían al club Cazadores  y quien  mediante  un convenio que tenia en carácter de beneficio de formación y/o educación deportiva entrenaba  con el equipo sub.19 de la institución desde el segundo semestre del año 2008.
A  su familia le expresamos nuestra muestra de solidaridad, amistad, estima y respeto en este difícil momento"
www.cucutadeportivo.com.co

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bahia faz campanha para ajudar ex-lateral do clube


Assim como foi feito com o ex-lateral Jeferson, a diretoria do Esporte Clube Bahia vai destinar um percentual da renda do jogo contra o São Caetano, para a familia do ex-lateral direito Mailson, ídolo tricolor na década de 90 e considerado por muitos, um dos mais técnicos alas da história do clube.

Mailson tem 41 anos e sofre com uma doença degenerativa que complica movimentos das mãos e pernas, além de, aos poucos, atrapalhar a fala.

Os gastos com despesas médicas são altos e todo torcedor pode ajudá-lo, como estão fazendo o Esporte Clube Bahia e a Torcida Organizada Bamor, que está organizando um bazar com produtos oficiais do clube, autorizados pelo departamento de marketing tricolor, que também contou com a participação de alguns lojistas.
Alguns jogadores doarão as camisas do jogo de amanhã contra o São Caetano, que serão leiloadas pela Bamor.
O Presidente Marcelo Guimarães Filho foi um dos incentivadores da ação. "Tive o prazer de assistir Mailson jogar e é obrigação do Bahia ajudá-lo. Quem puder colaborar, quero fazer esse pedido à torcida tricolor", comentou o Presidente.

Além da presença no estádio, o torcedor tricolor pode ajudar Mailson diretamente, depositando qualquer valor na conta 01300005240- 1, agência 0618, CPF 630813265-91, Banco Caixa Econômica Federal, em nome de Mailson Souza Duart.

www.esporteclubebahia.com.br

Camisa da Espanha com estrela de campeã já está a venda

A primeira estrela de campeã mundial da Espanha já está na camisa da seleção do país. Alguns sites europeus já vendem o modelo, que tem ainda, abaixo do escudo, a inscrição 'World Cup Winners 2010' (Vencedores da Copa do Mundo 2010).
(Foto: Reprodução / Site Kit Bag)

Fifa divulga a seleção da Copa do mundo

A Fifa anunciou a seleção da Copa do Mundo, eleita em votação feita pelos usuários do site da instituição. A Espanha, campeã do mundo, domina o time com seis escolhidos.
O goleiro é Casillas, da Fúria. Na defesa, o brazuca Maicon(foto) figura entre os onze. Ele, aliás, é o único representante da Seleção Brasileira. Completam o setor defensivo outros dois laterais-direitos: Lahm, da Alemanha, e Sergio Ramos, da Espanha, além do também campeão Puyol.
No meio de campo, a dupla dourada do Barcelona e da Espanha, Xavi e Iniesta, além do holandês Sneijder e do alemão Schweinsteiger. No ataque, David Villa (outro espanhol) e Forlán, do Uruguai, vencedor da Bola de Ouro do torneio.
O técnico eleito foi Vicente del Bosque. "Algumas das suas decisões foram questionadas. Mas todas acabaram justificadas pela conquista do troféu mais cobiçado do futebol mundial", destaca o site da Fifa.
O time fica da seguinte forma: Casillas; Maicon, Sergio Ramos, Puyol e Lahm; Schweinsteiger, Xavi, Iniesta e Sneijder; Villa e Forlán. Técnico: Vicente del Bosque
LANCEPRESS!
Foto:AE

Manchester apresenta nova camisa para a temporada 2010/2011


O Manchester United fez nesta quinta-feira a apresentação oficial do novo uniforme para a temporada 2010-2011. O evento acabou esfriado pelo próprio clube, que acabou por vazar a nova camisa num jogo do time B, na noite de terça. Serviram como modelos os jogadores Giggs, Obertan, Brown, O'Shea e Berbatov. A apresentação aconteceu em Chicago, Estados Unidos, por onde os Diabos vão fazer parte a pré-temporada e alguns amistosos.
(Foto: Reuters)
GLOBOESPORTE.COM

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Inter de Milão apresenta novos uniformes para a temporada 2010/2011

 O Internazionale de Milão apresentou oficialmente nesta quarta-feira seus novos uniformes para a temporada 2010/2011. Os goleiros Paolo Orlandoni e Luca Castellazzi (nas pontas) e os argentinos Javier Zanetti e Esteban Cambiasso foram os modelos do evento para a imprensa. A taça da Liga dos Campeões também estava ali. Além de ter um efeito visual moderno, a camisa reserva tem uma serpente, mascote do clube, na lateral esquerda.
(Foto: agência EFE)
GLOBOESPORTE.COM 

Espanha lidera ranking da Fifa.

Campeã do mundo de 2010, a seleção da Espanha está de volta a liderança do ranking da Fifa, seguida pela vice-campeã, Holanda, e pelo Brasil, que caiu da primeira para a terceira posição.
Os espanhóis têm 1.883 pontos, com boa vantagem para os holandeses (1.659) e para os brasileiros (1.536). Enquanto a Espanha somou 318 pontos e a Holanda 428 desde a última publicação da classificação, o Brasil perdeu 75.
Todos os times entre os dez primeiros tiveram suas classificações alteradas. Destaque para o Uruguai, quarto colocado do Mundial, que subiu dez posições e é o sexto; para o Chile, que subiu oito degraus e está em décimo; e para a Itália, que saiu do quinto para o 11º lugar.
A maior queda entre as principais seleções foi a da França, que com um empate e duas derrotas na Copa do Mundo caiu 12 posições, e está apenas no 21º lugar. O Paraguai, por outro lado, subiu 15 postos, e está na 16ª posição.
Os anfitriões da Copa, os sul-africanos, subiram 17 posições, e estão no 66º lugar. Melhor seleção africana no Mundial, Gana passou da 32ª para a 23ª posição.
Ranking de 14 de julho de 2010:
1 Espanha - 1883 pontos
2 Holanda - 1659
3 Brasil - 1536
4 Alemanha - 1464
5 Argentina - 1289
6 Uruguai - 1152
7 Inglaterra - 1125
8 Portugal - 1062
9 Egito - 1053
10 Chile - 988
11 Itália - 982
12 Grécia - 975
13 Estados Unidos - 969
13 Sérvia - 969
15 Croácia - 968
16 Paraguai - 961
17 Rússia - 956
18 Suíça - 940
19 Eslovênia - 917
20 Austrália - 911
21 França - 890
22 Noruega - 878
23 Gana - 874
24 México - 872
25 Ucrânia - 870
EFE

Brasiliense apresenta uniforme 'rock'n roll' moderno

O Brasiliense estreou nesta terça-feira, contra o América-MG, seu terceiro uniforme. Aliás, seu estranho terceiro uniforme, de gosto duvidoso. O site do clube candango informa que 'faz parte de uma nova filosofia de ampliar o diálogo entre torcedor e time, trazendo-o para o dia a dia da agremiação'. O design e a estampa teriam sido sugeridos por uma internauta e torcedora fanática do Jacaré. A leitura seria algo do tipo 'rock'n roll' e moderna.
LANCEPRESS!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Robben é eleito o melhor jogador da Bundesliga

O meia-atacante Arjen Robben, do Bayern de Munqiue, foi eleito o melhor jogador da Bundesliga na temporada 09/10 pela Associação de jogadores profissionais da Alemanha.
O holandês, que foi um dos responsáveis pelos títulos da Bundesliga e da Copa da Alemanha, recebeu 72,7% dos votos da associação. deixando para trás o companheiro de time Bastian Schweinsteiger, com 6,2%, o atacante Edin Dzeko, do Wolfsburg, com 4,9%.
O prêmio de melhor jogador jovem também ficou com um jogador do Bayern de Munique. O atacante Thomas Müller recebeu 73,1% dos votos, deixando para trás os concorrentes Marco Reus, do Mönchengladbach, com 10,5%, e Holger Badstuber, do Bayern Munique, 3,6%.
A disputa pelo prêmio de técnico do ano foi a mais acirrada, com Louis van Gaal, do Bayern de Munique, ficando em primeiro com 38,8%, enquanto Felix Magath ficou com 38,3%. O terceiro colocado foi Jürgen Klopp, do Borussia Dortmund, com 8,6%.
O time da temporada 09/10 na Bundesliga foi o seguinte: Manuel Neuer (Schalke 04, 32,5% dos votos); Philipp Lahm (Bayern de Munique, 85,6%), Mats Hummels (Borussia Dortmund, 30,1%), Sami Hyppia (Bayer Leverkusen, 29,7%) e Dennis Aogo (Hamburg, 20,6%); Arjen Robben (Bayern de Munique, 94,3%), Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique, 72,2%), Thomar Müller (Bayern de Munique, 43,5%) e Toni Kroos (Bayer Leverkusen, 37,8%); Edin Dzeko (Wolfsburg, 56%) e Stefan Kiessling (Bayer Leverkusen, 41,2%).
Trivela.com 

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sevilla apresenta novos uniformes para a temporada 2010/2011

O Sevilla, clube dos brasileiros Luis Fabiano, Renato e Adriano, lançou os seus novos uniformes para a próxima temporada. Os jogadores Varas, Dabo, Guarente e Kanouté, foram os escolhidos para apresentar as novas vestimentas do time espanhol na sala de imprensa do estádio Ramon Sanchez-Pizjuán , na cidade de Sevilha.
Sevillafc.es

Internacional tem nova camisa nº 3

A convocação foi feita e a massa colorada participou em peso. O Internacional e a Reebok divulgaram o resultado da eleição do terceiro uniforme do clube na noite deste domingo, na loja InterSport, no Estádio Beira-Rio. Com 44.696 mil votos, mais de 36% da preferência, a opção nº 1 (foto ao lado) foi a camisa escolhida pelos torcedores colorados. No total, foram impressionantes 121.057 cliques para decidir a grande vencedora.
A campanha promovida pelo Inter e a Reebok foi um verdadeiro sucesso. A marca esportiva colorada colocou em exposição quatro modelos para a torcida escolher a nova camisa nº 3 da equipe. Os colorados puderam votar pela internet, através do site oficial, em um período de dez dias.
Depois de dez dias disponíveis para a votação, a apuração final ocorreu na noite deste domingo, em um belo evento realizado na Loja da Reebok no Beira-Rio. Dirigentes colorados acompanharam o resultado: o diretor executivo de Marketing, Jorge Avancini, o vice de Patrimônio, Emídio Ferreira, e o vice da Comunicação Social, Gelson Pires. Além deles, marcou presença o relações esportivas da Reebok na Região Sul, Edu Pesce. E a divulgação da opção vencedora foi feita praticamente na virada da noite; de domingo para segunda. Fim de papo:  o primeiro modelo é o novo uniforme nº 3 do Internacional.
A comercialização da nova peça colorada iniciará nos próximos dias.

http://www.internacional.com.br/

Bomba mata 64 pessoas que assistiam à Copa em Uganda

Um atentado em Uganda matou 64 pessoas que assistiam à final da Copa do Mundo neste domingo. Diversas explosões deixaram dezenas de feridos na cidade de Kampala, em um clube de rúgbi e em um restaurante etíope onde as pessoas se reuniram para assistir ao jogo.
Dezenas de pessoas se reuniram no clube de rúgbi para assistir à partida entre Espanha e Holanda em um telão e a explosão matou 49 pessoas. Outras 15 morreram na explosão do restaurante etíope.
Segundo as autoridades, um americano está entre os mortos. A polícia teme que o ataque com bomba seja de um grupo somali ligado à Al-Qaeda.
Trivela
Foto: THE NEW VISION

Casillas vence o prêmio Luva de Ouro

O goleiro Iker Casillas, capitão da seleção da Espanha, é o vencedor do prêmio Luva de Ouro de melhor goleiro da Copa do Mundo de 2010.
Casillas tomou apenas dois gols na campanha do título espanhol, contra a Suíça, na estreia, e contra o Chile, na terceira rodada da fase de grupos.
Criticado após a derrota na estreia para a Suíça, o goleiro mostrou-se fundamental na campanha da Roja ao fazer boas defesas contra Portugal, defender um pênalti contra o Paraguai e mostrar segurança contra a Alemanha.
Trivela

domingo, 11 de julho de 2010

Forlán é eleito Bola de Ouro

O uruguaio Diego Forlán foi eleito o Bola de Ouro da Fifa na Copa do Mundo de 2010. O jogador, que foi quarto lugar com a seleção do Uruguai, foi o principal responsável pela campanha surpreendente dos sul-americanos.
Forlán marcou cinco gols e deu uma assistência no Mundial. Jogou em uma posição mais recuada do que está acostumado, como homem mais recuado dos atacantes.
O Uruguai não ficava entre os quatro primeiros do Mundial desde 1970, na Copa do Mundo do México, quando os uruguaios perderam a terceira posição justamente para a Alemanha, o mesmo que aconteceu em 2010.
Foto: Getty Images
Trivela 

Müller recebe a chuteira de ouro como artilheiro

O atacante alemão Thomas Müller é o Chuteira de Ouro da Fifa, com cinco gols marcados na Copa do Mundo. Oustro três jogadores marcaram o mesmo número de gols, mas o alemão venceu por ter mais assistências - fez três no torneio.
David Villa, da Espanha, Wesley Sneijder, da Holanda, e Diego Forlán, do Uruguai, também marcaram cinco gols cada. Pelos critérios da Fifa, Villa ficou em segundo, com uma assistência, e Sneijder em terceiro, também com uma assistência, mas com mais minutos jogados - o segundo critério de desempate.
Forlán, que levou o Uruguai à quarta colocação, fez os mesmos cinco gols e uma assistência, mas foi o que mais jogou: 654 minutos. POr isso, ficou em quarto lugar na disputa.
Trivela

Thomas Müller eleito Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo

Exatamente 36 anos após Gerd Müller ter causado furor na Copa do Mundo da FIFA 1974, o alemão Thomas Müller seguiu os passos do ídolo e xará na África do Sul. O meia de apenas 20 anos conquistou o título de Melhor Jogador Jovem, concedido pelo Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (GET).
"Em tempo recorde, Thomas Müller chegou ao topo do futebol internacional. Há apenas dois anos, o jovem meia-atacante estava no time B do Bayern de Munique. Atuou pela primeira vez com a camisa da seleção alemã em março deste ano. Com um futebol dinâmico e faro de gols, se tornou o preferido do grande público amante do futebol", justificou o GET ao anunciar o ganhador do prêmio.
Honrado para sempre
Graças ao desempenho no sábado na partida contra o Uruguai — vencida pela Alemanha por 3 a 2, com um dos gols anotados pelo próprio Müller — o alemão superou os outros dois concorrentes, o mexicano Giovani dos Santos e o ganês André Ayew. Müller é o terceiro atleta germânico a receber a honraria, conquistada por Franz Beckenbauer em 1966 e Lukas Podolski em 2006.
"Essa conquista é para sempre", afirmou o camisa 13 da Alemanha. "É uma confirmação do bom trabalho realizado no ano que passou e é uma honra ser comparado a Beckenbauer ou Pelé. Mostra também que na Alemanha se faz um bom trabalho com os times de base. Por isso quero agradecer à comissão técnica do Bayern de Munique e aos responsáveis pela equipe nacional pela oportunidade que me foi dada e pela confiança em mim depositada. Foi um  prazer enorme ter jogado com os meus colegas na seleção", completa o jovem, antes de concluir: "Preferiria, no entanto, que tivéssemos conquistado o título de campeões mundiais."
As palavras de Müller mostram o quanto ele amadureceu nos últimos meses. O jogador foi campeão alemão e venceu a Copa da Alemanha na temporada que passou. Além disso, participou da Liga dos Campeões da UEFA e foi vice-campeão europeu com o Bayern de Munique. Ao todo, atuou em 66 partidas oficiais pelo clube e pela Nationalelf. "Olhando para trás, foi um desenvolvimento espetacular", analisa. "Nem eu esperava ir tão longe. Normalmente só o fato de chegar à uma final da Liga dos Campeões é o ápice da carreira de qualquer jogador. Aí vem a minha participação na Copa do Mundo da FIFA e consigo subir mais um degrau. É inacreditável. Em maio, quando fui convocado, tive logo um bom pressentimento. Percebi que cada jogador da seleção queria, a todo custo, dar o máximo nesse torneio mundial."
"Ele é capaz de fazer qualquer coisa"
O desempenho de Müller na África do Sul é impressionante: em seis partidas marcou cinco gols e deu três assistências. Ao todo, chutou cinco vezes contra o gol adversário, ou seja, teve um aproveitamento de 100%. Com esse desempenho, tornou-se o segundo jogador mais jovem da história a fazer cinco gols na mesma edição da Copa do Mundo da FIFA. Apenas Pelé o supera, com os seus 17 anos e seis gols marcados na Suécia em 1958.
Os leitores do FIFA.com elegeram Müller o Craque do Jogo em duas oportunidades, contra Inglaterra e Uruguai. Na semifinal contra a Espanha, ele não jogou pois estava suspenso.
Crédito: AFP
FIFA.com

Espanha vence na prorrogação e é campeã do mundo

Em uma final marcada muito mais pelos lances violentos do que pelos bonitos, a seleção da Espanha coroou neste domingo o sucesso de uma geração ao vencer a Holanda, por 1 a 0, no Estádio Soccer City, e se sagrar pela primeira vez campeã do mundo. O herói do título foi Iniesta, que anotou o gol salvador aos 11min do segundo tempo da prorrogação.

A partida teve no total treze cartões amarelos e um vermelho distribuídos pelo juiz Howard Webb e lances de extrema violência, como uma entrada de "voadora" de De Jong em Xabi Alonso. O árbitro inglês preferiu atuar na base da conversa ao invés de expulsar um jogador de uma das duas equipes. Tanto que o cartão vermelho de Heitinga, que havia cometido falta dura em Villa quando recebeu o amarelo, só foi sair no segundo tempo da prorrogação.
Os comandados de Vicente del Bosque, que há dois anos encantaram o mundo no título da Eurocopa, voltaram a cativar e fazer história. Tida por diversas vezes como grande seleção nas previsões antes dos Mundiais, os espanhóis acabavam decepcionando na hora H e ficaram com fama de "amarelões". Desta vez, a situação mudou. Chegaram pela primeira vez a uma semifinal de Copa, depois à primeira decisão e agora ao inédito título. Além de terem alcançado uma marca histórica para o país, os espanhóis se tornaram a primeira seleção europeia a conquistar um título mundial fora do seu continente.
Foi a premiação para uma equipe de toques rápidos e envolventes, com um belo entrosamento e que tem jogadores de muito talento como Xavi, Iniesta e Villa. Apesar de um tropeço na primeira partida contra a Suíça, os espanhóis deram a volta por cima durante o Mundial, deixando para trás adversários como Portugal e Holanda. Se há um ano, os espanhóis saíram da África como grande decepção da Copa das Confederações, hoje dão a volta por cima agraciados com a taça.
Primeiro tempo
As duas equipes vieram com força máxima, sem surpresas em suas escalações. Os holandeses mandaram a campo um time numerado de 1 a 11, com o tradicional quarteto ofensivo de Robben, Sneijder, Kuyt e Van Persie; do outro lado, Vicente del Bosque manteve Fernando Torres no banco, escalando Pedro e Iniesta abertos para apoiar David Villa no comando de ataque.
Como de costume, a Espanha tomou o controle do jogo nos primeiros minutos, mantendo a posse de bola e trocando passes. A primeira chegada de perigo também foi espanhola: aos 4min, Xavi ergueu na área em cobrança de falta e Sergio Ramos cabeceou com violência, para excelente defesa do goleiro Stekelenburg. Com 7min, Busquets deu um susto na torcida ao errar passe displicente na intermediária, mas o chute de fora da área de Kuyt não foi problema para Casillas.
Os comandados de Del Bosque seguiram mandando na partida e, aos 10min, Sergio Ramos driblou Kuyt pela direita e bateu cruzado; a bola bateu em Heitinga e foi para escanteio. Na cobrança, a jogada sobrou para Villa na esquerda da área e o artilheiro bateu de primeira, mas acertou a rede pelo lado de fora.
A Holanda não conseguia sair para o jogo e só foi ameaçar aos 17min, na bola parada. Sneijder bateu falta de muito longe direto para o gol, mas Casillas segurou firme. Aos poucos, o time laranja acertou a marcação no meio e a partida ficou truncada, com muitas faltas e poucas chegadas à frente. Em um intervalo de 13 minutos, o árbitro Howard Webb distribuiu cinco cartões amarelos - porém, a solada de De Jong no peito de Xabi Alonso aos 28min merecia o vermelho.
Aos 33min, um lance inusitado: De Jong foi devolver a bola para a Espanha com um lançamento longo e quase encobriu Casillas, que foi obrigado a espalmar para escanteio. Na cobrança, Van Persie manteve o fair play e tocou para o goleiro espanhol. Quatro minutos depois, a Holanda protagonizou outro momento pitoresco com uma furada de Mathijsen no ataque.
Os espanhóis finalmente voltaram a finalizar aos 38min, com Pedro, que arrancou pelo meio e arriscou de longe, para fora. Com 42min, foi a vez de Xabi Alonso soltar a bomba em cobrança de falta e novamente errar o alvo. A Holanda voltou a assustar no fim do primeiro tempo em chute de Robben, mas Casillas garantiu o 0 a 0 antes do intervalo.
Segundo tempo
Logo aos 2min da segunda etapa, Capdevila teve a chance de colocar a Espanha na frente, mas retribuiu a furada de Mathijsen no primeiro tempo ao errar a bola na pequena área após cobrança de escanteio. A Holanda respondeu aos 6min, em novo chute de fora da área de Robben, que parou em Casillas outra vez.
A grande chance da Holanda, que mais batia que jogava, caiu nos pés de Robben aos 16min. Sneijder descolou excelente passe para o camisa 11, que saiu na cara do gol, mas Casillas desviou com o pé o chute do atacante, mandando para escanteio. O jogo ficou mais aberto, com as duas equipes saindo em busca do gol da vitória.
A Espanha respondeu na mesma moeda aos 24min. Jesús Navas cruzou rasteiro da direita, a bola passou pela zaga e sobrou limpa para Villa no bico da pequena área; porém, o chute do artilheiro espanhol foi bloqueado de forma heroica por um carrinho de Heitinga. Villa parecia com a pontaria descalibrada, e teve outro chute travado aos 31min. Na cobrança de escanteio na sequência, Sergio Ramos apareceu sozinho para cabecear, mas mandou por cima do travessão.
Robben teve uma segunda chance de abrir o placar aos 37min ao ganhar na velocidade de Puyol e entrar na área, mas novamente foi abafado por Casillas, que saiu bem e ficou com a bola. Foi a última oportunidade clara de gol no tempo normal, e a partida se encaminhou sem gols para a sexta prorrogação da história das finais de Copa do Mundo.
Prorrogação
Os goleiros iam se transformando nos melhores em campo na decisão. Aos 4min, Iniesta deixou Fàbregas na cara do gol, mas o meio-campista do Arsenal bateu de pé esquerdo em cima de Stekelenburg, perdendo grande chance. No minuto seguinte, a Holanda quase balançou as redes em cabeçada de Mathijsen após escanteio, mas o zagueiro desviou para fora.
A Espanha parecia não querer o gol. Com 8min, Iniesta recebeu bola em profundidade de Fàbregas, invadiu a área, hesitou demais para concluir a jogada e acabou desarmado. Dois minutos depois, Navas chutou forte da direita, a bola desviou em Van Bronckhorst e saiu para escanteio. Aos 13min, Fàbregas arrancou pelo meio e chutou para fora da entrada da área.
No intervalo da prorrogação, Del Bosque sacou Villa para a entrada de Fernando Torres, autor do gol do título da Euro 2008. Aos 4min, finalmente a primeira expulsão do jogo: Heitinga derrubou Iniesta na entrada da área e levou o segundo cartão amarelo. Na cobrança da falta, Xavi bateu por cima da meta. Sneijder respondeu aos 9min, também em chute forte na bola parada, mas a bola desviou na barreira e saiu.
Com 11min, veio o gol salvador. Fàbregas tocou para Iniesta na direita da área e o jogador do Barcelona, que tanto hesitou em chutar durante a partida, encheu o pé para estufar as redes de Stekelenburg. Os holandeses reclamaram muito de impedimento, mas a posição do atleta era legal.
FICHA TÉCNICA
Holanda 0 x 1 Espanha
Gol: Iniesta, aos 11min do 2º tempo da prorrogação
Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); Van Bommel e De Jong (Van der Vaart); Robben, Sneijder e Kuyt (Elia); Van Persie. Técnico: Bert van Marwijk
Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Cadpevila; Busquets e Xabi Alonso (Fàbregas); Pedro (Jesús Navas), Xavi e Iniesta; David Villa (Fernando Torres). Técnico: Vicente del Bosque
Cartões amarelos
Holanda: Van Persie, Van Bommel, De Jong, Van Bronckhorst, Heitinga, Robben, Van der Wiel e Mathijsen
Espanha: Puyol, Sergio Ramos, Capdevila, Iniesta e Xavi
Cartão vermelho: Holanda: Heitinga
Árbitro: Howard Webb (ING)
Local : Estádio Soccer City, Johannesburgo
 Terra
 Foto: AFP

Vasco campeão Carioca de Juniores 2010

Com muita entrega dentro de campo e um futebol muito bonito, os vascaínos dos Juniores derrotaram a equipe do Fluminense por 2 a 0 no Estádio Esporte Clube Marinho, em Curicica, e conquistaram o título do Estadual 2010 da categoria. Os gols foram marcados por Jonathan e Max. Desde 2001 que os vascaínos não eram campeões estaduais.
O jogo
O Vasco começou muito bem a partida e logo no minuto inicial subiu ao ataque. O lateral Carlinhos roubou uma bola e tabelou com Nilson, que bateu fraco ao gol. Em resposta, o Fluminense foi para cima do Gigante da Colina. O atacante adversário dominou a bola no peito dentro da área, girou, mas fez falta em cima do zagueiro Genílson.
O Gigante da Colina buscava o prejuízo da primeira partida a todo custo. Aos oito minutos, o volante Renato Augusto arriscou de fora da área e o goleiro adversário fez uma defesa todo atrapalhado. Dois minutos depois, o meia Jonathan deu um chapeuzinho em Bruno Veiga, que já atuou nos profissionais do Fluminense, e levou a torcida ao delírio. A pressão vascaína continuava a todo instante. Aos 16, o lateral Max costurou três adversários pela direita e tocou para Elivelton, que foi parado com falta.
O primeiro gol da partida aconteceu aos 28 minutos. O meia-atacante Jonathan bateu cruzado pela direita e acertou na gaveta. Vasco 1x0 Fluminense. O jogador foi comemorar com a torcida e beijou a cruz de malta.
Mesmo vencendo a partida, o Vasco não quis saber de retranca e voltou para o segundo tempo com a mesma postura agressiva da etapa inicial. Aos cinco minutos, o lateral-direito Max roubou uma bola e puxou o contra-ataque. O jogador cruzou para a grande área, mas a zaga tricolor afastou o perigo.
O Fluminense chegou com perigo no segundo tempo apenas aos 12 minutos. Num chute do atacante adversário, Renato Augusto apareceu para afastar o perigo. O técnico Galdino mudou a equipe aos 15: colocou o atacante Allan Junior em campo que deu trabalho na sua primeira jogada. O vascaíno subiu ao ataque, mas a zaga afastou o perigo.
O Vasco tentou tanto que a recompensa veio aos 20 minutos. O lateral-direito Max cobrou uma falta frontal do meio da rua e marcou um golaço: Vasco: 2x0 Fluminense. Com o placar a favor do elenco de São Januário, o Fluminense teve que sair atrás do prejuízo. O tricolor chegou com perigo aos 30 minutos. Num contra-ataque certeiro, o lateral cruzou para a grande área e a bola viajou sozinha. Ninguém chegou na jogada. Alívio para o Vasco que continuou atacando e conseguiu segurar o placar e levantar o caneco de campeão estadual da categoria.
O técnico Galdino escalou sua equipe com a seguinte formação: 1-Cestaro, 2-Max, 3-Genílson, 4-Matheus e 6-Carlinhos; 5-Renato Augusto, 7-Elivelton, 8-Allan e 10-Jonathan; 11-Nilson (17-Allan Junior) e 9-Lipe (15-Arthur).

http://www.vasco.com.br/

Alemanha vence Uruguai em jogo de viradas

A Alemanha conseguiu vencer o Uruguai por 3 a 2 em Port Elizabeth, neste sábado, e ficou com o terceiro lugar da Copa. A vitória, porém, veio depois de o time marcar primeiro, tomar a virada e ter que reverter novamente o resultado, empatando e virando para garantir a vitória.

Este é o segundo Mundial seguido que os alemães ficam na terceira posição. Já os uruguaios não alcançavam essa fase desde 1970, quando também acabaram em quarto lugar.

Os dois times entraram com motivações diferentes em campo. O Uruguai jogou completo, buscando a sua melhor colocação desde o seu título mundial, em 1950. A Alemanha mostrou, já na escalação, que não dava a mesma importância ao jogo.

A torcida vaiava o atacante Luis Suárez, que tocou com a mão na bola na partida contra Gana, o que impediu o gol dos africanos e, com o erro de Gyan, levou a disputa para os pênaltis. Os Estrelas Negras acabaram eliminados e o jogador foi considerado vilão pelos ganeses.

Philipp Lahm e Lukas Podolski, gripados, ficaram fora da partida. O atacante Miroslav Klose, com dores nas costas, ficou no banco de reservas. O goleiro Manuel Neurer foi tirado para dar lugar a Hans-Jörg Butt, de 36 anos, em uma homenagem ao goleiro do Bayern de Munique.

Forlán teve a primeira chance de gol do jogo em cobrança de falta, aos seis minutos. O jogador bateu por cima da barreira, a bola foi saindo do goleiro, mas saiu.

Aos nove, a Alemanha assustou. Em cruzamento para a área no escanteio, o zagueiro Arne Friedrich cabeceou no travessão. Aos 18 minutos, Bastian Schweinsteiger chutou de fora da área, Fernando Muslera rebateu e Thomas Müller tocou para as redes.

Em uma saída de bola errada de Schweinsteiger, Diego Pérez tomou, Suárez avançou e tocou para Edinson Cavani tocar na saída do goleiro e fazer 1 a 1, aos 28 minutos.

Em um grande passe de Forlán aos 41 minutos, Suárez recebeu, ajeitou o pé direito e bateu para o gol, mas a bola foi fora. Pouco depois, em cobrança de falta, Schweinsteiger bateu falta perigosa, mas mandou por cima.

No segundo tempo, o primeiro lance de perigo foi do Uruguai. Aos três minutos, Cavani recebeu lançamento, fintou Hans-Jörg Butt e a bola sobrou para Suárez bater, mas o goleiro alemão defendeu.

No lance de ataque seguinte, aos seis minutos, a Celeste virou o jogo. Arevalo Ríos avançou pela direita, tabelou com Suárez, e cruzou para Forlán, de bate pronto, mandar para as redes e virar o jogo.

A Alemanha chegou ao gol de empate aos 11 minutos. Jerome Boateng chegou pela direita, fez um cruzamento longo, Muslera saiu mal do gol e Marcell Jansen tocou de cabeça para marcar.

Com 34 minutos do segundo tempo, a Alemanha trabalhou a bola pelo meio, Müller tocou para Boateng na direita, que cruzou para Stefan Kiebling, que não alcançou.

Em nova chegada pela direita, Müller tentou o cruzamento para Kiebling e a zaga tirou. No escanteio, Mesut Özil cruzou, Friedrich tentou o toque na segunda trave, a bola bateu em Lugano e Sami Khedira, de cabeça, mandou para o gol, virando novamente o jogo: 3 a 2.

A partir daí, o Uruguai passou a ceder muito mais espaço e os contra-ataques alemães começaram a encaixar. Kiebling perdeu gol incrível em jogada rápida pela esquerda. Em outras duas oportunidades, os alemães erram na conclusão.

No último minuto do jogo, já aos 47 minutos do segundo tempo, o Uruguai teve a chance de empatar. Forlán bateu falta e a bola explodiu no travessão, para frustração do Uruguai, que terminou em quarto. Ainda assim, o time de Oscar Tabárez termina a Copa do Mundo com sua melhor posição desde 1970, quandotambém foi quarto lugar.

Ficha Técnica

Uruguai 2x3 Alemanha

Local: Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth
Data: 10/07, sábado
Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Gols: Thomas Müller aos 18’/1T, Marcel Jansen aos 11’/2T,Sami Khedira aos 34´/2T (Alemanha), Edinson Cavani aos 28’/1T, Diego Forlán aos 6’/2T (Uruguai)
Cartões Amarelos: Dennis Aogo e Cacau (Alemaha); Diego Pérez (Uruguai)

Uruguai:
1-Fernando Muslera, 4-Jorge Fucile, 3-Diego Godín, 2-Diego Lugano e 22-Martín Cáceres; 16-Maximiliano Pereira, 15-Diego Pérez (5-Walter Gargano aos 31’/2T), 17-Egidio Arevalo Rios e 7-Edinson Cavani (13-Sebastián Abreu aos 43’/2T); 10-Diego Forlán e 9-Luis Suárez. Técnico: Oscar Tabárez.

Alemanha:
22-Hans-Jörg Butt, 20-Jérôme Boateng, 3-Arne Friedrich, 17-Per Mertesacker e 4-Dennis Aogo; 6-Sami Khedira e 7-Bastian Schweinsteiger; 13-Thomas Müller, 8-Mesut Özil (5-Sedar Tasci aos 46’/2T) e 2-Marcell Jansen (18-Toni Kroos aos 35’/2T); 19-Cacau (9-Stefan Kiebling aos 28’/2T). Técnico: Joachim Löw.
Trivela