quinta-feira, 1 de abril de 2010

História: Campeonato Carioca de 1910


Campeonato Carioca de 1910
Classificação Final:
1°    Botafogo FC - Rio de Janeiro    18 pontos
2°    Fluminense FC - Rio de Janeiro    15 pontos
3°    América FC - Rio de Janeiro    14 pontos
4°    Riachuelo FC - Rio de Janeiro    6 pontos
5°    Rio Cricket AC - Icaraí        5 pontos
6°    Haddock Lobo FC - Rio de Janeiro    2 pontos
Artilheiro:
Abelardo Delamare (Botafogo FC)  22 Gols

Campeão:
Botafogo FC: [Treinadores: Hugh Edgard Pullen (Inglaterra), Pedro Martins da Rocha & Anselmo Mascarenhas]
Time: Othon Baena de Figueiredo - Hugh Edgard Pullen (Inglaterra), Dinorah Cãndido de Assis - Rolando Delamare, Luiz Martins da Rocha Lulu, Carlos Lefèvre - Emmanuel de Almeida Sodré, Abelardo Delamare, Décio Viccari, Benjamin Sodré Mimi, Lauro Sodré Filho

Capitão:
Hugh Edgard Pullen

Jogadores reservas:
[Ernest H. Coggin, Cãndido Vianna, Mauricio Silva, Flávio da Silva Ramos, José Gonçalves do Couto Juca]

by IFFHS

Interpol afirma que África do Sul será um lugar seguro durante a Copa

A Interpol assegurou que a África do Sul será um lugar seguro durante a Copa do Mundo, e por enquanto não detectou nenhum tipo de ameaça terrorista diretamente vinculada com o torneio.

- Ainda não encontramos qualquer ameaça terrorista ou de vandalismo diretamente vinculada à Copa - disse Ronald Noble, secretário-geral da Interpol, através de um comunicado divulgado pelo governo sul-africano.

Noble, que disse que os Estados-membros da Interpol se comprometeram a ajudar a África do Sul em questões de segurança durante o campeonato, encontra-se no país anfitrião do Mundial para avaliar pessoalmente o plano de segurança desenhado pelo governo sul-africano, com especial ênfase nos portos de entrada.

Segundo Noble, durante o torneio a Interpol utilizará tecnologia de ponta para controlar os passaportes das centenas de milhares de visitantes que chegarão ao país. Com isso, esperam não só garantir a segurança, mas aplicar medidas drásticas contra o crime organizado e contra o tráfico de drogas e pessoas.

- Sabemos que crimes como o terrorismo ou o tráfico de pessoas estão principalmente vinculados com passaportes perdidos ou roubados - disse Noble, antes de explicar que as pessoas que entrarem na África do Sul durante o Mundial serão submetidas a uma minuciosa investigação.

A Interpol contará com ajuda militar. O Exército sul-africano garantiu que o número de militares nas fronteiras será aumentado a partir de abril. Noble informou também que cada um dos 32 países participantes da Copa enviará à África do Sul um representante que trabalhará no centro de coordenação internacional para compartilhar informação com a Interpol.
Globo.com

quarta-feira, 31 de março de 2010

Presidente da Conmebol visita Cabañas em clínica e leva uma bola de presente

O presidente da Conmebol, o paraguaio Nicolás Leoz, visitou nesta terça-feira o atacante Salvador Cabañas na clínica de recuperação onde está o atacante, na Argentina. Leoz se disse surpreso com o bom estado de saúde do compatriota, que levou um tiro na cabeça há pouco mais de dois meses.

O dirigente levou uma bola de presente a Cabañas.

- Para que siga fazendo gols - explicou Leoz.

Segundo Maria Alonso Mena, esposa de Cabañas, o jogador evoluiu muito rapidamente na semana que se tratou na Argentina. O médico responsável pelo tratamento, Lisandro Olmos, também se disse satisfeito, mas evitou fazer previsões sobre o tempo para a recuperação completa.

- Fisicamente ele está muito bem. Ele tem um problema cognitivo, mas já sabe por que está aqui. Foi a primeira coisa que falei com ele. Sobre o tempo de recuperação, ele não é preciso. Ele vai melhorar, disso não há dúvidas. Mas é preciso esperar - disse o neurologista.
GLOBOESPORTE.COM
Crédito: Agência/EFE

terça-feira, 30 de março de 2010

Álbum oficial da Copa chega às bancas em 11 de abril

O álbum oficial da Copa do Mundo da África do Sul, produzido pela editora Panini, chegará às bancas brasileiras no dia 11 de abril. O preço oficial será de R$ 3,90, mas a empresa promete uma grande campanha publicitária para a distribuição gratuita de 3,5 milhões de unidades do livro ilustrado.

No total, serão 640 cromos para o torcedor colecionar. O preço do envelope é de R$ 0,75 - cada um contém 5 cromos. Cada seleção ocupará duas páginas no livro ilustrado, com 19 figurinhas (são 17 jogadores, mais o escudo e o time posado). E todos os 32 países participantes da Copa do Mundo terão o mesmo espaço, para atender a um pedido da Fifa.

Na Copa de 2006, foram vendidos mais de 100 milhões de envelopes de figurinhas somente no Brasil - a comercialização só ficou abaixo da Alemanha, sede do Mundial. Agora, a expectativa da Panini é que os números sejam superados.

Durante o lançamento oficial do álbum, nesta terça-feira, em São Paulo, o presidente da Panini no Brasil, José Eduardo Martins, tentou explicar a inclusão de Ronaldinho Gaúcho entre os 17 jogadores da seleção brasileira. Segundo ele, o astro tem apelo com o público, apesar de não estar garantido na convocação que o técnico Dunga fará para a Copa na África do Sul.

"Temos de começar a impressão no começo do ano. Então, estudamos para ver quais atletas têm mais chances de serem convocados. O índice de erro é pequeno. Agora imagina como ficaria esse álbum se o Ronaldinho fosse convocado e não estivesse lá. Ele é uma personalidade mundial", afirmou o presidente da Panini.

"São apenas 17 jogadores que aparecem na relação. Não são as escalações oficiais, mas sim a dos jogadores que têm mais chance de estar no Mundial", completou o assessor da Divisão de Futebol da Panini, Vilson Manfrinati, ao justificar a inclusão de Ronaldinho Gaúcho no álbum.
 Agência Estado

Maradona é internado por mordida de cachorro

O técnico da seleção da Argentina e maior jogador da história do país, Diego Maradona, foi internado na noite nesta segunda depois de um "acidente doméstico", segundo descreveu a imprensa argentina. O técnico foi mordido por um dos seus cachorros no rosto, e foi preciso uma microcirurgia no lábio.

Maradona descansava na sua casa, no bairro de Ezeida, Buenos Aires. Ele brincava com um de seus cachorros, de raça Shar Pei, e foi atacado no rosto, causando algumas feridas.

O técnico precisou ser levado ao hospital, por volta de 1 da manhã desta terça, onde foram feitos os primeiros curativos. Foi preciso também passar por uma microcirurgia no lábio. Especula-se que Maradona terá alta nesta terça.
Trivela

segunda-feira, 29 de março de 2010

Morre no Rio um dos papas do jornalismo brasileiro

O jornalista Armando Nogueira morreu nesta segunda-feira em seu apartamento na Lagoa na zona sul do Rio, aos 83 anos. Ex-diretor de jornalismo da TV Globo, ele lutava contra um câncer no cérebro desde julho de 2007.

Nogueira morreu por volta das 7 horas desta segunda-feira. Nos últimos meses, ele estava aos sob os cuidados de uma enfermaria montada em sua residência. No entanto, nos últimos dias, o quadro se agravou.

Autor de dez livros, Nogueira nasceu em Xapuri, no Acre, e formou-se em direito no Rio. Em 1950, começou a carreira de jornalista no Diário Carioca, onde foi repórter, redator e colunista. Ele trabalhou na Revista Manchete, como redator-principal, na gestão de Otto Lara Resende.

Em O Cruzeiro, foi repórter fotográfico de 1957 a 59. Em 1959, entrou para o Jornal do Brasil, onde foi redator e colunista. Lá, de 1961 a 1973, assinou a coluna diária "Na Grande Área". Como repórter, fez a cobertura de todas as Copas do Mundo a partir de 1954. Começou no telejornalismo em 1959, na antiga TV-Rio.

Nogueira dirigiu a Central Globo de Jornalismo da TV por 24 anos e, após a polêmica edição do debate entre os candidatos das eleições presidenciais de 1989, Nogueira passou a dedicar-se integralmente ao jornalismo esportivo.

O jornalista participou da cobertura dos Jogos Olímpicos desde 1980, em Moscou. Ele trabalhou ainda na Rede Bandeirantes, e seus últimos trabalhos foram no SporTV, onde apresentava o programa Papo Com Armando Nogueira, e na Rádio CBN, onde participava do CBN Brasil.


Agência Estado

Tragédia mata atacante que jogou no Palmeiras em 2007

O atacante paraguaio Florentin, que disputou o Campeonato Brasileiro de 2007 pelo Palmeiras, morreu neste domingo, no interior do Paraguai. Florentin foi vítima de um acidente de veículos ocorrido por volta das seis horas da manhã na cidade de Eusébio Ayala, distante cerca de 63 km da capital Assuncion.

Florentin vinha em seu veículo quando, em razão de causas não conhecidas, bateu com a traseira em um caminhão. Com o impacto, seu carro perdeu o controle e bateu em um poste. O ex-atacante palmeirense ainda foi socorrido com vida, mas morreu quando se dirigia a um hospital.

Além de Florentin, mais três pessoas estavam no carro e um amigo do atacante também faleceu no local.

Mais de Florentin
Nascido em Caacupe, no interior do Paraguai, Derlis Javier Florentin Nogueira completou 26 anos no último dia nove de janeiro e, antes de jogar no Palmeiras em 2007, esteve em vários times do Paraguai. Jogou também no Japão e Equador.

Depois que saiu do Palmeiras, rodou pela América do Sul, atuando no Uruguai, Peru e Argentina. Atulamente vinha jogando pelo Sportivo Luqueño, da cidade de Luque, na região metropolitano de Assuncion.

No Palmeiras, Florentin fez apenas oito jogos e marcou dois gols.
Foto: Arquivo
Agência Futebol Interior

Maranguape vence Boa Viagem no Moraizão

Na luta direta contra o rebaixamento, o Maranguape derrotou o Boa Viagem pelo placar de 2 a 0, na tarde deste domingo, 28, em partida válida pela nona rodada do returno, realizada no estádio Moraizão, em Maranguape.cA

Os gols do Gavião da Serra foram marcados por César aos oito minutos do primeiro tempo e Breno aos quatro minutos da primeira etapa. Com o resultado, o Maranguape é o nono colocado no returno, com nove pontos, e o décimo no geral, com dezenove pontos, já o Boa Viagem é o décimo primeiro com sete pontos no returno, e no geral, é o lanterna com dezesseis pontos.

Na próxima rodada, o Boa Viagem enfrenta o Fortaleza, no Serjão, no próximo domingo, 4, às 16h. No mesmo dia e horário, o Maranguape recebe o Guarani de Juazeiro, no Moraizão.
Artilheiro

Grêmio completa 50 jogos de invencibilidade no Olímpico


O Grêmio venceu o Esportivo, na noite deste domingo, em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Gaúcho, a Taça Fábio Koff. Com a vitória, no Estádio Olímpico, o Tricolor lidera o grupo 1 do campeonato e chega a impressionantes 50 jogos sem perder dentro do Monumental, ou desde setembro de 2008.

Com o objetivo de vencer em casa e manter a vantagem para o segundo colocado do grupo 1, o Grêmio foi desde o início da partida para o ataque. Com o desfalque de Douglas, que se lesionou no treino de sábado, Mithyuê ficou com a missão de vestir a camisa 10. Já com dois minutos da etapa inicial, Um escanteio para o Imortal. Edilson cobrou, o zagueiro furou, mas o goleiro salvou o primeiro avanço gremista. Quatro minutos após, Jonas recebeu a bola pela esquerda, cortou para o meio e chutou no poste, mas pelo lado de fora. Em seguida, William fez bela jogada pela direita, mas cruzou para fora.

Com oito minutos, um dos poucos sustos da zaga Tricolor. Cristiano cobrou escanteio e Fábio Santos afastou. Em seguida, mais uma grande jogada do Grêmio, abriu o placar. Jonas criou pela direita e tocou para trás, Willian Magrão, que vinha entrando escorou para o fundo das redes: Grêmio 1 x 0.

Mesmo após o gol, o Tricolor não desistiu de continuar atacando. Mithyuê rolou a bola para William, o zagueiro adversário afastou e a bola sobrou para Jonas, que arriscou de longe, mas a bola foi para fora. Aos 26, Edilson cobrou escanteio, Mithyuê cabeceou e a bola passou raspando a goleira. Com 29, talvez o maior perigo que o Esportivo levou ao gol gremista. Robson cruzou para Rodrigo Ítalo, que pegou de primeira, na cara do gol, mas jogou para fora.

Num primeiro tempo de muita movimentação, Jonas fez jogada pela esquerda, driblou a zaga e cruzou para William, mas o zagueiro cortou antes de chegar no atacante Tricolor. Aos 35 minutos, o grêmio teve mais uma grande chance de ampliar o placar. Magrão fez bonita jogada pelo meio, passou para Jonas, na frente do goleiro, chutou forte, em cima do arqueiro do Esportivo. Ainda no final do primeiro tempo, Mithyuê driblou os zagueiros, em uma jogada típica do Futsal e arriscou o chute, foi para fora, por cima do gol. “Com as oportunidades que tivemos, era para estar ampliado o placar. Vamos conversar no vestiário e tentar matar o jogo”, destacou Maylson.

Com a vitória parcial, mas tentando ampliar o marcador, o Grêmio começou o segundo tempo atacando. Já com cinco minutos, Mithyuê fez jogada pela esquerda, tocou para Maylson que entrava pelo meio chutar forte para fora. Um minuto após, Edilson cruzou para William, mas a bola não chegou até o jogador gremista, que estava muito marcado. Com 12 minutos, finalmente o segundo gol gremista. Mithyuê fez bonita jogada, pelo lado esquerdo, balançou na frente dos zagueiros, cruzou para Maylson, que chutou para dentro do gol: Grêmio 2 x 0.

Após ampliar o marcador, o Tricolor ainda assim persistia no ataque. Mithyuê arriscou de fora da área, aos 15, mas Caio pegou. Com 20 minutos, a primeira mudança no time de Silas. Saiu o zagueiro Rodrigo para entrar o estreante Ozéia. Cinco minutos depois, Fábio Santos cruzou da esquerda para direita, onde encontrou Maylon, que tocou para Jonas completar e o goleiro afastar para a linha de fundo. Silas ainda substituiu Ferdinando por Fábio Rochemback e Mithyuê, que saiu sentindo cãibras, por Bérgson. Com 33, Maylson driblou todos os zagueiros e parou no goleiro.

Bérgson levou perigo ao gol do Esportivo, quando roubou a bola na entrada da área e aos 38 minutos, chutou colocado no canto esquerdo,mas o goleiro buscou. No final do segundo tempo, ainda mais uma chance gremista de ampliar o placar. Com 45 minutos, Rochemback passou para Jonas, que arriscou de longe, para fora. A vitória dentro do Monumental leva o tricolor a 50 jogos em perder em seu domínio. “Fico feliz com a sequência de vitórias, mas não podemos nos empolgar. É muito cedo ainda”, destacou o lateral Edilson.

Público pagante: 8.029
Público total: 9.375
Renda: R$ 105.579
www.gremio.net
Fotos: José Doval

domingo, 28 de março de 2010

Recordes do América Mineiro

Jogador que mais marcou na história do América: Satyro Taboada - Centroavante (1922/ 1935 - 1941), 167 gols.
Jogador que entrou em campo mais vezes com a camisa do América: Milagres - Goleiro (1993-2001), 369 partidas.
Artilheiro de jogos do Campeonato Mineiro: Satyro Taboada, 9 gols, em 1928, vitória do América por 14 a 0.

Jogadores mais vezes campeões pelo América:
  • Celso Mascarenhas, Meio-campo, 10 vezes campeão (Deca) pelo primeiro time: 1916/ 17/ 18/ 19/ 20/ 21/ 22/ 23/ 24/ 25;
  • Kainço - Carlos Quadros, Meio-campo, 10 vezes campeão pelo primeiro time: 1916/ 17/ 18/ 19/ 20/ 21/ 22/ 23/ 24/ 25;
  • Geraldino de Carvalho, Ponta Esquerda, também Deca campeão, somando-se os dois quadros. Pelo primeiro time: 1918/ 19/ 20/ 21/ 22/ 23/ 24/ 25 ; pelo segundo time: 1916/ 17/ 18/ 19/ 21/ 22/ 23/ 24/ 25;
  • Affonso Silviano Brandão, Atacante e depois Goleiro, deca campeão somando-se os dois quadros. Pelo primeiro time: 1921/ 22/ 23/ 24/ 25 ; pelo segundo time: 1916/ 17/ 18/ 19/ 20/ 22/ 24.
Maior craque de futebol de "Todos os Tempos" a vestir a camisa americana: Jair Bala.
Gol mais rápido da história do futebol brasileiro: Fred, 3 segundos e 17 centésimos, na Taça São Paulo de Futebol Júnior. (América 1x 5 Vila Nova/GO)
Gol mais rápido marcado pelo América:Fred, 3 segundos e 17 centésimos, na Taça São Paulo de Futebol Júnior. (América 1x 5 Vila Nova/GO).
Maior goleada: América 20 x 2 Kaindorf (Austria).
Maior goleada em partida oficial: América 14 x 0 Palmeiras (Campeonato Mineiro, 29/ 07/ 1928).
Maior número de pênaltis pró América, numa única partida: 4 (quatro), todos cobrados e marcados por Eduardo, no jogo América 5x4 Uberlândia, no estádio Alameda, em 24 de outubro de 1965, em partida válida pelo campeonato mineiro.
O América é o primeiro clube:
  • A possuir um fundador negro, também o primeiro jogador negro de Minas Gerais (Geraldino de Carvalhho).
  • O primeiro campeão negro, e recordista mundial de títulos estaduais consecutivos conquistados, Geraldino de Carvalho.
  • A construir um estádio de futebol, com campo gramado, em Minas Gerais.
  • A construir uma Praça de Esportes em Minas Gerais.
  • A disputar uma partida de basquete em Minas Gerais, entre seus associados, em 1919.
  • A construir uma quadra de basquete em Minas Gerais, no início de 1927.
  • A disputar a primeira partida de Hóquei sobre patins de Minas Gerais: América 7 x 2 Atlético, no "Avenida Rink", em 5 de dezembro de 1932).
O América é o único clube:
  • Fundado pelos primeiros moradores nascidos em Belo Horizonte a permanecer existindo.
  • A jamais mudar de nome, entre os grandes clubes de Belo Horizonte (mesmo tendo sido forçado, por decreto-lei a mudar a grafia do nome).
  • A disputar todos os campeonatos mineiros de futebol.
  • A possuir um estádio de futebol profissional, entre os clubes de Belo Horizonte.
  • A ter um atleta, o jogador Manoel Guimarães, recordista mundial de pontos em um único jogo de basquete oficial (178 pontos), na partida América "A" 212 x 66 América "B", em 17/ 8/ 1967, pelo "Torneio da Mocidade de Aspirantes", promovido pela Federação Mineira de Basquete.
  • Do Mundo, a vencer por dez vezes consecutivas, tanto o campeonato dos primeiros times, quanto o campeonato dos segundos times, de 1916 a 1925.
  • Em que o Presidente Tancredo Neves jogou futebol e o presidente Juscelino Kubistchek nadou.
Fonte: ENCICLOPÉDIA DO AMÉRICA - (Autor: CARLOS PAIVA)

Olympique bate Bordeaux, é campeão e encerra jejum de 17 anos

Mesmo gritado pela primeira vez em Paris, no Stade de France, o canto de "campeão" ecoa por toda Marselha, que está em festa. Isso porque neste sábado, o Olympique venceu o Bordeaux por 3 a 0 na final da Copa da Liga da França, conquistou o campeonato e encerrou um jejum de títulos que durava desde a Copa dos Campeões de 1993.

Após superar Saint-Etienne, Lille e Toulouse nas fases anteriores da competição, o Marseille teria pela frente o algoz Bordeaux, detentor do título da Copa da Liga e também do Campeonato Francês da última temporada. Mas durante os 90 minutos no Stade de France o Olympique mostrou mais raça e superação para levantar uma taça após 17 anos de jejum.

Após um primeiro tempo extremamente equilibrado, com ligeira superioridade Marselhesa, que teve sua melhor chance com Brandão chutando para boa intervenção de Ramé, ambas as equipes desceram para o intervalo sem terem mexido no placar.

No entanto, o segundo tempo foi muito mais movimentado. Logo aos 16 minutos, Lucho González cobrou escanteio na cabeça de Diawara, que testou sem a menor chance para o arqueiro girondino e deixou o Olympique em vantagem.

Após iniciar o jogo no banco de reservas, Valbuena entrou em campo logo no início da segunda etapa no lugar do capitão marselhês Niang, e foi fundamental para o triunfo. Isso porque pouco depois de ter feito o primeiro tento, o Olympique ampliou aos 22 minutos, quando o meio-campista completou cruzamento de Ben Arfa.

Decisivo, Valbuena ainda anotou o terceiro gol aos 32 minutos, quando cobrou falta da esquerda com muita força e ainda contou com um desvio do zagueiro Chalmé contra o próprio patrimônio. O Bordeaux ainda diminuiu com Sane, de cabeça após assistência de Wendel, aos 35, e tentou de todas as formas pressionar para o empate, mas parou na boa defesa marselhesa, que finalmente soltou o grito de campeão.
Gazeta Esportiva
Foto: OM.net

Baré vence e conquista primeiro turno

O Baré venceu o Náutico, por 2 a 1, de virada, na noite deste sábado, no estádio Ribeirão, em Boa Vista na decisão do primeiro turno do Campeonato Roraimense 2010.

Buscando surpreender, o Náutico abriu o placar logo aos 18 minutos com Roney, mas Evandro deixou tudo igual aos 44’. Na segunda etapa, o Baré conseguiu garantir o título do primeiro turno com gol de Carlos Alberto aos 39 minutos.

O resultado garantiu ao Baré o direito de disputar a decisão do Estadual nos dias 01 e 08 de Maio. A equipe nunca conquistou o titulo da competição e se conquistar também o segundo turno não será necessário a realização de uma final.

O segundo turno do Campeonato Roraimense tem inicio no próximo final de semana.
Fonte: Futeboldonorte.com