sábado, 29 de agosto de 2009

Barcelona leva Supercopa na prorrogação

O Barcelona conquistou pela terceira vez a Supercopa Europeia ao derrotar o Shakhtar Donetsk por 1 a 0, na prorrogação. As duas equipes fizeram uma partida em ritmo lento, típica de início de temporada, e o gol decisivo saiu apenas a cinco minutos do fim do tempo extra, com o jovem Pedro Rodríguez.

Foi o segundo título conquistado pelo time de Pep Guardiola em menos de uma semana. No último domingo, o Barça se sagrou campeão da Supercopa da Espanha contra o Athletic Bilbao. Na Supercopa Europeia, os blaugranas já haviam vencido em 1992 e 1997.

Com os desfalques de Rafa Márquez e Andrés Iniesta, ainda se recuperando de lesões, Guardiola escalou o que tinha de melhor à disposição, incluindo o ataque formado por Zlatan Ibrahimovic, Lionel Messi e Thierry Henry.

O Barcelona teve o controle da posse de bola e finalizou 23 vezes (11 no alvo) ao longo dos 120 minutos, e cobrou quinze escanteios contra nenhum do Shakhtar. No entanto, na maioria das vezes os lances não levavam perigo suficiente ao gol ucraniano.

Guardiola fez apenas uma alteração no tempo normal, substituindo Ibrahimovic por Pedro. Na prorrogação, saíram Henry e Yaya Touré para as entradas de Bojan Krkic e Sergio Busquets.

O Shakhtar, que finalizou apenas sete vezes em toda a partida, reclamou de pênalti em Luiz Adriano no tempo extra, mas as imagens sugerem não ter havido falta no lance.

O gol da vitória do Barça saiu aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação, contando com um passe inspirado de Lionel Messi. O argentino colocou de calcanhar entre dois defensores adversários e encontrou Pedro livre para colocar a bola no canto esquerdo.

No último minuto, o Shakhtar quase surpreendeu com Vasyl Robin, que tentou encobrir Victor Valdés de longa distância, mas o goleiro se recuperou e defendeu, colidindo com a trave.

A partida marcou a despedida do zagueiro Dmytro Chygrynskiy do Shakhtar Donetsk. Ele foi negociado justamente com o Barcelona, e sua presença em campo nesta sexta-feira foi uma exigência do time ucraniano.

O Barcelona estreia segunda-feira no Campeonato Espanhol, em casa, contra o Sporting Gijón.

www.trivela.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Com dois de Messi, Barcelona leva Supercopa


O Barcelona conquistou seu primeiro título da temporada. Neste domingo, os blaugranas derrotaram o Athletic Bilbao por 3 a 0, no confronto de volta da Supercopa da Espanha, e ficaram com a taça da competição.

No primeiro duelo, disputado na semana passada no estádio San Mamés, o Barcelona havia vencido o Athletic por 2 a 1. No Camp Nou, Ibrahimovic e Maxwell fizeram suas estreias pelo Barça em um jogo oficial.

Contra um rival fechado na defesa, o Barcelona encontrou problemas para criar suas primeiras chances. Aos 24 minutos, Xavi cobrou falta e Henry cabeceou para fora. No minuto seguinte, Iraizoz defendeu um chute de direita de Messi. Aos 26, Henry levantou e Xavi cabeceou na rede pelo lado de fora.

Ibrahimovic teve boa chance aos 39. O sueco matou no peito um passe de Messi e exigiu boa intervenção de Iraizoz. O Barcelona só conseguiu concretizar sua superioridade na segunda etapa, quando Messi se destacou.

Aos cinco minutos, o argentino driblou Ustaritz e, mesmo sem ângulo, conseguiu vencer Iraizoz para abrir o placar. O Athletic Bilbao apenas observou os donos da casa tocarem a bola, sem qualquer ameaça a Valdés. Aos 17, Puyol quase fez o segundo ao desviar de cabeça uma cobrança de escanteio; a bola bateu no travessão.

Os blaugranas ampliaram aos 32, em pênalti convertido por Messi. Como se não bastasse o Barcelona estar bem melhor na partida, o Athletic Bilbao errou aos 27. Iturraspe tentou o recuo para Iraizoz, mas na verdade deu um presente para Bojan superar o goleiro da equipe basca.

Com o título garantido, o Barcelona passou os minutos finais tocando a bola sem pressa, para delírio da torcida presente no Camp Nou. Na próxima semana, os blaugranas iniciam a defesa do título espanhol contra o Sporting Gijón.

www.trivela.com

domingo, 23 de agosto de 2009

Mixto aplica a maior goleada do Mato Grosso


Cuiabá, MT, 23 – Não foi aquela incrível golada de 149 a 0 aplicada pelo AS Adema no Stade Olympique de L'Emyrne (em Madagascar), em 2002, e nem aquele chocolate, em 1909, quando o Botafogo enfiou 24 a 0 no Mangueira, pelo Campeonato Fluminense. Não chegou a tanto, mas foi a maior lavada da história do futebol do Estado do Mato Grosso, 14 a 0, do Mixto sobre o Tangará.

Com um detalhe interessante: a golada foi aplicada pelo mesmo time, que bateu seu próprio recorde, pois já havia aplicado uma outra goleada na década de 80, por 14 a 1, e um personagem esteve em campo nas duas ocasiões: Arildon Berdum, hoje técnico de futebol.

A proeza aconteceu em Mato Grosso: o Mixto, que foi rebaixado para a Série B local, mas já retornou à elite, goleou o Tangará por 14 a 0 na partida principal da rodada dupla, no Dutra, em partida válida pela Segundona, em seu segundo turno. O Mixto foi campeão do Primeiro Turno e já acessou a Série A, e o Tangará vem tentando voltar à primeira divisão, mas se tornou um saco de pancadas na competição.

Com esse resultado, o Mixto quebrou o próprio recorde da década de 80, quando goleou o Humaitá de Cáceres por 14 a 1. Naquele dia, Arildo Berdum estava em campo como jogador, agora atuou como técnico do Mixto.

Início do massacre
Buiú foi artilheiro da tarde com quatro gols (dez ao todo no campeonato) se destacando como o principal artilheiro da competição. Só no primeiro tempo foi 5 a 0. Valderrama fez 1 a 0, aos 7 minutos, Tiziu fez 2 a 0, aos 19 minutos, Sorocaba fez 3 a 0, aos 38 minutos, Buiú fez 4 a 0, aos 44 minutos e Clayton fechou o placar de 5 a 0 do primeiro tempo, aos 46 minutos.

A maior curiosidade é que o goleiro Dida, do Tangará, ainda foi o melhor jogador em campo, fazendo ainda cinco ou seis defesas milagrosas. Não fosse a tarde inspirada de Dida, a goleada porderia passar dos 20 gols.

Ufa!!!! perdi a conta!
No segundo tempo, vencendo por 5 a 0, o Mixto não tirou o pé do acelerador. Devido a queda do preparo físico do Tangará, o Mixto reiniciou o "rosário" de gols. Jean logo aos quatro minutos ampliou para fez 6 a 0, Buiú fez 7 a 0 aos 6 minutos, e logo em seguida, aos 16 minutos, fez 8 a 0. Andrezinho que entrou no lugar de Tiziu fez 9 a 0 aos 18 minutos. Bebeto se arriscou na cobrança de um escanteio e marcou de cabeça 10 a 0, aos 20 minutos. Andrézinho aos 22 minutos, também de cabeça fez 11 a 0.

Aos 30 minutos foi a vez do zagueiro Fred, de cabeça, completar uma dúzia. Buiú, de calcanhar, aos 36 minutos, fez 13 a 0, enquanto que Calado que entrou no lugar de Sorocaba fechou o placar recorde de 14 a 0. Dos que participaram da partida, três jogadores, Chicão, Dudu e Filhão (e o goleiro Mauro) não marcaram.

www.futebolinterior.com.br