domingo, 3 de maio de 2015

América é campeão Potiguar no ano do centenário

No ano do seu centenário, quem comemora o título de campeão Potiguar 2015 é o América. Jogando no estádio Frasqueirão, o Alvirrubro bateu o rival ABC por 1 a 0 e ficou com o histórico "Troféu Juvenal Lamartine", que marca o centenário dos dois clubes. O zagueiro Flávio Boaventura marcou o gol do título ainda no primeiro tempo, e virou herói da torcida que antes o criticava pelo seu passado alvinegro. O Mecão chegou à sua 35ª conquista no Estadual, a segunda consecutiva e terceira em quatro temporadas.

A decisão centenária começou bastante movimentada, mas sem grandes lances de perigo. O jogo era truncado, com muitas faltas no meio de campo, e antes mesmo dos 15 primeiros minutos o América já tinha dois jogadores com cartão amarelo: Judson e Max. A entrada do meia Wellington Bruno no ABC fez com que o Alvinegro ganhasse em qualidade e tivesse maior posse de bola.

A primeira grande chance americana surgiu aos 19 minutos, quando Cascata tocou por elevação e deixou Adriano Pardal na cara do gol. O atacante, porém, preferiu o passe para Max e acabou errando. No lance seguinte, após cobrança de escanteio pela direita, Flávio Boaventura subiu mais que a zaga adversária e desviou para abrir o placar. Mesmo sendo ex-jogador do ABC, o defensor comemorou muito e até provocou sua antiga torcida.

Cinco minutos depois, aos 25, quase saiu o segundo gol dos visitantes. O meia Cascata soltou a bomba de fora da área e a bola explodiu na trave do goleiro Saulo. Aos 30 minutos, Adriano Pardal recebeu uma cotovelada do volante Rafael Miranda e ficou sangrando em campo. O árbitro, contudo, não viu o lance e não deu cartão para o jogador do Mais Querido.

A primeira chegada um pouco mais contundente do ABC foi aos 35 minutos, quando Fabinho Alves recebeu na área e rolou para Kayke. O artilheiro do Estadual, então, encheu o pé, mas pegou mal na bola e mandou por cima do gol de Busatto. Pouco tempo depois, Lima fez grande jogada e cavou a falta na entrada da área. Na cobrança, porém, acabou acertando a barreira adversária.

Os últimos minutos do primeiro tempo foram de pressão do ABC em busca do empate. O América recuou e acabou atraindo o Alvinegro para o seu campo de jogo. Mas a defesa alvirrubra conseguiu conter o ímpeto dos atacantes abecedistas e evitou o gol até o fim.

Na volta do intervalo, o ABC não perdeu tempo e partiu para o ataque assim que soou o apito. Com apenas 15 segundos de jogo, quase saiu o empate: Lima cruzou da esquerda, Flávio Boaventura tentou afastar e acertou a trave do próprio time. Quatro minutos depois, Wellington Bruno arriscou de fora da área e Busatto fez a defesa. A pressão abecedista era total.

Só a partir dos 10 minutos o América equilibrou as ações e voltou a frequentar o ataque. O jogo ficou ainda mais nervoso, e o árbitro passou a distribuir vários cartões. Por medo de uma possível expulsão do atacante Adriano Pardal, o técnico americano Roberto Fernandes tirou o jogador de campo e o substituiu pelo volante Tiago Dutra. No Mais Querido, Josué Teixeira trocou Rafael Miranda por João Paulo.

A partir dos 35 minutos o ABC tentou o "abafa" final, pois o empate levaria a decisão para os pênaltis. Mas não teve jeito. Josué Teixeira tirou Kayke do jogou e o América conseguiu segurar a pressão até o fim. Daniel Costa entrou no Alvirrubro para valorizar a posse de bola, e a estratégia deu certo.

Quando o jogo já se encaminhava para o final, uma queda de energia aos 49 minutos fez com que todos os refletores de uma das torres do Frasqueirão apagassem. O jogo ficou parado por cerca de 20 minutos e, quando recomeçou o ABC ainda tentou o empate em cobrança de falta, sem sucesso. Quando o juiz apitou pela última vez, os americanos enfim puderam soltar o grito de campeão.

O ABC já volta a campo na próxima sexta-feira (8), quando recebe o Oeste-SP no Estádio Frasqueirão, pela rodada de abertura da Série B. O América, por sua vez, terá 10 dias de folga e só joga novamente no próximo dia 12, quando enfrenta o Atlético-GO pela Copa do Brasil. Antes disso, porém, alvinegros e alvirrubros voltam a se encontrar amanhã à noite, na Arena das Dunas, quando será realizado o Prêmio Craque Potiguar 2015.

Foto: Frankie Marcone/NJ
Novo Jornal - http://www.novojornal.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Volte Sempre