É surreal como o futebol brasileiro e o inglês podem ser tão diferentes apesar da história da chegada do esporte ao país. Quem introoduziu a novidade foi um filho britânico: Charles Miller. As bolas que trouxe na bagagem eram inglesas. O primeiro livro de regras apresentado teve de ser traduzido. E a seleção brasileira, símbolo supremo dos nossos torcedores, teve, como seu primeiro adversário, um time... inglês.
Após uma excursão pela Argentina, o Exeter City, representante da terceira divisão do futebol inglês, aceitou um convite da FBS (Federação Brasileira de Sports) para realizar um amistoso contra o selecionado nacional. Nascia a primeira Seleção Brasileira. O ano 1914.
A FBS, representada por um pool de cartolas, chamou os melhores jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre eles o lendário goleiro Marcos Carneiro de Mendonça e o artilheiro Friendereich. Não havia um técnico oficializado e, dentro de campo, a equipe foi liderada pelo capitão Rubens Salles e por Sylvio Lagrecca.
No dia 21 de julho de 1914, uma pequena multidão, algo em torno de três mil pessoas, rumou para o Estádio das Laranjeiras. Os torcedores puseram suas roupas de passeio, seus chapéus, lustraram os sapatos e tiraram os guarda-chuvas dos armários. Mas o objetivo era ver e reverenciar os ingleses. Desconhecidos, mas que, pela novidade e com a autoridade de introdutores do futebol no Brasil, eram tratados com status de estrelas.
Em campo, algo parecido com os dias de hoje. Técnica brasileira contra o jogo bruto inglês. Friendereich chegou a perder dois dentes. Mas a vitória foi da seleção, que usava as camisas brancas, reeditadas noventa anos depois no amistoso contra a França, em Saint Dennis. Brasil 2 x 0 Exeter City. E o mundo começava a ser apresentado aos verdadeiros mestres do futebol.
AMISTOSO NÃO OFICIAL
BRASIL 2 x 0 EXETER CITY (ING)
Data: 21/Julho/1914
Local: Estádio das Laranjeiras
Juiz: Harry Robinson
Gols: Oswaldo Gomes e Osman
Público: entre 3 mil e 4 mil torcedores
BRASIL: Marcos de Mendonça, Píndaro e Nery; Lagreca, Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friendereich, Osman e Formiga.
EXETER CITY: Loran, Jack Fort e Strettle; Rigny, Lagan e Hardin; Hold, Whittaker, Hunter, Lovett e Goodwin.
Fonte: Almanaque do futebol - Por Gustavo Poli e Lédio Carmona, página 1905
Muito legal, não sabia desta passagem, valeu amigo.
ResponderExcluirAbraços forte
Olá!
ResponderExcluirEssa seleção de futebol tem dado muitas alegrias para os brasileiros, embora, em alguns momentos, tenha deixado muitas pessoas tristes.
Abraços
Francisco Castro
Príncipe muito obrigado pela visita.Abraços
ResponderExcluirFrancisco muito obrigado pela visita e volte sempre.Abraços
ResponderExcluirOlá amigo Roberto!
ResponderExcluirSempre é bom ter um bom começo. ;-)
Gostei da postagem. Parabéns!
Forte abraço, Fernandez.
legal a historia amigo
ResponderExcluirbjs
Drí, muito obrigado pela visita.Bjs
ResponderExcluirFernandez, muito obrigado pela visita.Abraços
ResponderExcluir